Importância da regularização imobiliária

Região –  O processo para iniciar um empreendimento imobiliário ou mesmo para adquirir um terreno ou edificação deve ser rigorosamente obedecido para que, posteriormente, não surjam problemas legais. Esse cuidado pode parecer burocrático quando apresentadas as exigências, mas se mostra necessário.

Uma dica para evitar surpresas desagradáveis no futuro é procurar empresas especializadas e que sejam reconhecidas no mercado para auxiliar no processo de documentação imobiliária

 

 

DESPACHANTE IMOBILIÁRIO
A aquisição de um imóvel pode envolver vários órgãos como prefeituras, Receita Federal, tabelionatos, registros de imóveis, entre outros. A LS Despachante Imobiliário atua para facilitar essa fase que é tão importante e pode levar semanas, ou se prolongar se algo no encaminhamento não estiver correto, por isso é fundamental que o processo seja assertivo. “O nosso principal objetivo é simplificar e acelerar o processo de regularização de imóveis, levando a segurança e a tranquilidade que o cliente precisa”, comenta Lisiane da Silva, responsável pela empresa que tem 12 anos de experiência e é credenciada pelo CRDD|RS. A LS faz todo o processo de averbação de construção, desde solicitar habite-se, a obtenção de CND de obra junto à Receita Federal e o Registro de Imóveis.

PROCESSO DE CADA MUNICÍPIO
Outro ponto de atenção é com a legislação de cada município. Há as normativas a nível estadual ou gerais para todo o país (como documentação) mas também acontecem as variáveis, como taxas específicas para cada tipo de construção. Nos municípios da região do Paranhana, as regras são bem semelhantes, mas é importante que um dos primeiros passos seja ir até o setor de habitação da Prefeitura envolvida no loteamento para que não haja nenhuma divergência de informação. E também para conhecer o procedimento para implantação do loteamento naquela cidade. Dados como o Plano Diretor e, dentro dele, a Lei de Ocupação do Solo, vão direcionar o negócio e também são importantes para definir os moldes que o loteamento deve ter.

TENDÊNCIAS DE CONSTRUÇÃO
Cada município possui algumas características territoriais. Algumas vão se modernizando, outras são mantidas. Por exemplo, nos grandes centros urbanos, a tendência é o crescimento vertical, através dos prédios. Na região, a maioria das cidades ainda mantém as construções com a média de 3 a 4 pavimentos. Outra característica é que, em algumas cidades, é tradicional o crescimento através dos loteamentos e nas menores, acontece a movimentação individual, terreno por terreno. No entanto, ao mesmo tempo que um alvará para construção individual pode ter emissão mais ágil, o processo de loteamento pode ter menor custo final.