Iluminação de LED trará mais qualidade, além economia à gestão em Igrejinha

Instalação vai iniciar na rua das Pedreiras, no bairro XV de Novembro | Foto: Fabio Machado

Igrejinha – Um grande projeto de iluminação pública está prestes a sair do papel em Igrejinha. A iniciativa dá conta de um investimento de aproximadamente R$ 350.000,00 oriundos do caixa municipal, para a instalação de luminárias viárias com tecnologia LED, que serão colocadas, neste primeiro momento, iniciando na rua das Pedreiras, no bairro XV de Novembro. seguindo pela Avenida Castelo Branco, Cel. Theobaldo Fleck, Mal. Artur da Costa e Silva no Centro e finalizando na extensão da Anita Garibaldi, oportunizando uma ligação da zona sul do município até zona norte.

 

Joel Wilhelm (PP), prefeito de Igrejinha, detalha os motivos pelos quais a Administração tomou a decisão de efetuar essa instalação. “Acreditamos que será um investimento que em um prazo imediato irá melhorar a iluminação e a médio prazo irá fazer o custo de iluminação diminuir significativamente”, explica.

 

A empresa responsável pela execução da instalação é a Unicoba Energia S.A e de acordo com Joel, deve iniciar os trabalhos entre o fim de outubro e início de novembro. A projeção é de que a primeira etapa seja concluída ainda em novembro.

O chefe do Executivo também afirma que a intenção da Prefeitura de Igrejinha é dar continuidade na obra. “Essa será uma etapa de início, mas o objetivo é colocar iluminação de LED na cidade inteira, melhorando a segurança de toda população e também gerando economia aos cofres públicos”, esclarece Wilhelm.

Tecnologia de LED

As lâmpadas de LED são consideradas mais eficientes que as tradicionais, pois produzem a mesma quantidade de iluminação, com mais qualidade e menos gasto de energia. Outra vantagem deste produto é que a vida útil da iluminação de LED pode ser 40 vezes maior do que uma incandescente, o que representa, consequentemente, uma maior economia. Além disso, conforme especialistas, o material utilizado nesta tecnologia não emite a radiação encontrada em materiais tradicionais, o que auxilia, também, na preservação do meio ambiente, sem contar que é o equipamento que exige menos manutenção.