Igrejinha trabalha para a reativação do Conselho Municipal do Idoso

Cidade quer reativar o conselho para ter um olhar mais atento ao público Fotos: Matheus de Oliveira

A data de 15 de junho é lembrada mundialmente como o dia de combate à violência contra o idoso. A data resgata assuntos importantes, que reforçam a necessidade de um olhar cada vez mais sensível à criação de políticas públicas e garantias dos direitos deste público na cidade.
Pensando nisso, o município de Igrejinha está providenciando a reativação do Conselho Municipal do Idoso, que tem por objetivo a identificação das demandas dessa população. “Sabemos que esse público precisa de uma maior atenção. Por tudo o que envolve esse grupo: o descarte do idoso; de ninguém querer acolher; da família não querer abraçar. Enfim, existe uma série de demandas”, pontua o secretário de Assistência Social, Mateus Spohr. Em Igrejinha, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é responsável por monitorar as ações de violência, negligência e abandono, eventualmente constatadas.
Dentro do contexto de reativação, Spohr ressalta a importância da participação da comunidade na composição deste conselho. “Não temos como pensar nele excluindo a parte civil da formação. É essencial que a comunidade busque entender a importância e a natureza dos conselhos”, pontua.

Ponto de vista da secretária executiva com relação a ativação do conselho

Thiele de Lima, secretária executiva dos conselhos municipais, fala sobre a urgência em trazer esse conselho de volta. “Existe uma necessidade muito grande de reativar para tirar eles dessa monotonia. Eles precisam estar com o corpo e a mente bem. E a gente sabe que a mente deles não está legal”, conta a secretária. Embora estejam com as atividades mais limitadas, existem grupos de idosos que desenvolvem ações. Para saber mais informações, interessados podem entrar em contato com a secretaria.

Fique atento

Em caso de violência, negligência ou abandono, utilize os canais disponíveis para denúncia. Não feche os olhos para este crime.