Igrejinha se prepara para lançar o livro Um rio chamado Paranhana

Foto: Lilian Moraes

Construir um legado que inspira gerações é algo raro. Exige identificação, comprometimento, sabedoria e, sobretudo, amor pelo o que se faz. Em Igrejinha, uma história que reúne todos estes ‘ingredientes’, aliada ao desejo de valorizar as riquezas ambientais do município, inspirou a criação de um livro através de uma iniciativa inédita da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Um Rio Chamado Paranhana tem como protagonista o professor Lúcio Barth (foto em destaque), que por mais de 20 anos foi diretor do Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (CEAAK), em uma trama que envolve o Rio Paranhana e a história de Igrejinha, convidando crianças, jovens e adultos a embarcar em uma aventura contada e ilustrada pelo autor e artista Gê Mendes. Além da história escrita, o livro ainda terá um código QR Code que poderá ser acessado, proporcionando uma experiência que promete ir além.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, Jeferson Corá, complementa sobre a experiência que será proporcionada pela obra. “Vai trazer uma diversão bastante satisfatória para os alunos da rede municipal, onde eles terão uma interação direta com o livro através dos seus celulares, de uma plataforma tridimensional, onde eles vão poder conhecer pontos específicos da nossa cidade e do nosso rio, com um olhar diferente”, destaca. Segundo Corá, o livro ainda conta com as participações fundamentais da Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Meio Ambiente.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, menciona as questões que envolvem o lançamento do livro. “Estamos agora em uma iniciativa pioneira aqui na cidade, que é o lançamento do livro (…) trazendo uma história voltada para os alunos da nossa rede municipal de educação, justamente para trazer os exemplos locais e fomentar essa questão da ecologia e sustentabilidade. Da questão do futuro da cidade e de todas as pessoas. Trazer essa história, presente, para que as nossas crianças possam aprender com isso”, cita.

A obra é uma ideia da bióloga da prefeitura, Monique Herold, e vai ser lançado no dia 6 de junho, às 17h30, no Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, que acontece de 4 a 15 de junho. Além do lançamento, a programação terá uma caminhada ecológica, plantio de 58 mudas em alusão a idade do município, palestra sobre práticas de conservação da água, palestra astronômica para crianças e muito mais. Detalhes sobre as atividades da semana podem ser conferidos no LINK.

Arborização consciente

Há mais de uma década o projeto de arborização consciente do município distribui por ano cerca de 1200 mudas de árvore. Moradores de Igrejinha podem participar da iniciativa solicitando mudas através do preenchimento de uma ficha de adesão no Departamento de Meio Ambiente, situado no Centro Administrativo, prefeito Lauri Auri Krause. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone (51) 3549-8600, no ramal 1221.
Outra ação que contribui com o Meio Ambiente é a poda consciente das árvores. No município, inclusive, está sendo cumprido o calendário de recolhimento dos galhos nos bairros. O cronograma pode ser conferido clicando aqui.

Coleta de materiais no Ecoponto

Para fazer a destinação correta de itens como pneus, lâmpadas, pilhas, baterias, óleo vegetal usado, embalagens de óleo lubrificante e eletrônicos, o município disponibiliza o Ecoponto Municipal, que fica aberto de segunda a quinta-feira, das 12 às 18 horas, e na sexta-feira, das 8 às 14 horas.
O espaço está localizado na rua Tristão Monteiro, nº 162, próximo a Secretaria de Obras e Trânsito, e toda a população pode fazer uso, entregando os resíduos no local, para serem destinados posteriormente, para empresas devidamente licenciadas.