Igrejinha recebe Convenção do Movimento Tradicionalista Gaúcho

Foto: Reprodução

Por Weslei Fillmann

O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, nos dias 9 e 10 de abril, duas convenções no Parque de Eventos Almiro Grings: a 92ª Convenção Artística e a 93ª Convenção Cultural, cada uma em um dia, respectivamente.

 

Responsável pela Secretaria de Turismo de Igrejinha, Juliano Muller, falou sobre a iniciativa. “O evento é mais voltado para o público tradicionalista. Por ser uma convenção, ele define o regramento interno, como o tipo de bota que pode ser usado e cor do lenço do peão, por exemplo. É algo importante para quem é do meio”.

Cerca de 700 pessoas, de todo o Rio Grande do Sul, devem estar presentes, representando suas regiões tradicionalistas. Essa visitação deve impactar na lotação de hotéis de Igrejinha.

Igrejinha em destaque na tradição

Outro ponto ressaltado por Juliano é a representação da cidade no estado. “Isso coloca Igrejinha como um polo. O Movimento Tradicionalista Gaúcho transfere, de forma simbólica, o núcleo para o município que está realizando a convenção. Vai haver a solenidade de abertura no sábado e domingo, pois são duas convenções com temas específicos. […] Esse encontro pode ser comparado com os debates na Assembleia Legislativa, trabalhando a partir de proposições, que recebem um relator, que estuda o fato e traz ao grupo para votação”.

A ideia é realizar projeções para o futuro. Há inscrições abertas até às 23:59 do dia 7, voltadas para os tradicionalistas. Se inscrevendo, podem participar da convenção e ganhar um certificado após o final de semana.

Parque polivalente

Pela primeira vez, após dois anos, que o parque da Oktoberfest recebe dois eventos no mesmo final de semana. “Embora não sejam exatamente simultâneos, a escolha das Soberanas vai começar às 16h de domingo, horário que os representantes na convenção já tenham se dispersado, são dois eventos compatíveis dentro do parque. A diferença é que um é interno (Movimento Tradicionalista) e o outro direcionado para a comunidade (Soberanas). Ao fim de um, o outro se inicia”.

As solenidades da Convenção começam às 9h da manhã no sábado e no domingo. Na sequência, são realizados os “trabalhos”, como são definidos os procedimentos. Juliano destaca que o evento é mais formal, sem músicas sendo tocadas no momento dos debates. O que for definido, pode ser levado por um representante para a sua região tradicionalista.