Igrejinha realiza a manutenção de veículos dentro da própria secretaria

Manutenção em uma carroceria de caminhão sendo executada Foto: Lilian Moraes

Desde o início do ano, o trabalho de manutenção dos veículos da Secretaria de Obras e Trânsito (SOT) de Igrejinha, efetuado com a mão de obra da própria pasta, é uma prática constante no município.
Diferente da maioria das cidades da região do Vale do Paranhana, a Administração apostou no investimento em ferramentas necessárias para possibilitar a execução do trabalho, que se tornou indispensável para a conservação dos veículos.
De acordo com secretário Valdecir Schroer (Nico), durante o ano, caminhões e camionetes utilizadas para os serviços na cidade já receberam melhorias, totalizando 11 veículos. “Essas manutenções têm um valor muito alto se for fazer fora daqui. Então, de alguma forma, representa também uma economia para Igrejinha”, explica. “Uma carroceria dessas (foto ao lado), por exemplo, custa muito caro, então nós optamos por reformar ela. Com o trabalho feito pela equipe ela, fica como se fosse nova”, finaliza Nico.
O trabalho efetuado pela equipe da secretaria, segundo o secretário, abrange reforma de carrocerias, suspensão, eventuais pinturas, entre outros. Além dos veículos, a equipe também é responsável pelo cuidado das praças e decks, produção de bancos e demais demandas do município.

Prefeito com a palavra

Questionado sobre a iniciativa, Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha, cita que a manutenção é executada dentro da SOT justamente para evitar maiores danos na frota que fica à disposição dos colaboradores. “A gente sempre tenta manter toda a frota, tanto de automóveis leves quanto de veículos pesados, no melhor estado possível, para que não tenhamos grandes avarias e também para que eles possam estar o maior tempo possível em operação, no trabalho, na manutenção dos serviços pelo município”, contextualiza o chefe do Executivo.
Recentemente, um caminhão novo também foi adquirido pela Prefeitura e já está à disposição da da secretaria. Foi investido R$ 500 mil na compra e o veículo já está à disposição da secretaria.