Igrejinha projeta edição 2019 de Feira do Livro em homenagem a escritora Valquíria Sohne

Igrejinha – Em 2019 a Feira do Livro de Igrejinha chega com um tema carregado de significados. Com o título: “Vamos sentir a leitura”, a feira está dentro da programação dos 55 anos do município e acontece entre os dias 23 e 26 de maio, no parque de Eventos Almiro Grings. De acordo com a Prefeitura, o evento deste ano terá um olhar especial voltado para a inclusão e a participação das patronesses Valquíria Sohne e Iraci Therezinha Fiedler, que juntamente com os demais convidados, confirmam o compromisso da feira em retratar um assunto tão importante.
Em conversa com o Jornal Repercussão Paranhana, Iraci contou como foi escrever o livro com sua amiga, que comoveu o Rio Grande do Sul com sua história de superação. “Tudo aconteceu num piscar de olhos” foi soletrando letra por letra do alfabeto. “Ditava o alfabeto tantas e tantas vezes, e a Val abria os olhos na letra que queria escrever, e eu registrava, formando sílabas, palavras, frases, enfim 10 capítulos regados de emoção”, comentou. Entre os destaques da feira, está a apresentação do DTG Tropeiros de Ouro Negro, que emocionou o Rio Grande do Sul com a apresentação “Olhos do Coração”.

Programação completa da Feira do Livro de Igrejinha

Quinta-Feira (23)
8h – Abertura oficial com a participação especial do Coral da Escola Especial Raio de Luz – APAE Igrejinha

Manhã e tarde – Bate-papo e sessão de autógrafos do 6º ao 9º com os autores Juliana Vinhas, Rodrigo Munari e Iraci Terezinha Fiedler.
Atividade Cultural: Família Falcote

Sexta-Feira (24)
Manhã e tarde: Bate-papo e sessão de autógrafos – pré ao 5º ano com autores Roberta Menda da Costa, Márcia Honora e Pamela Pschichoholz
Atividade Cultural:
Família Falcote

Sábado (25)
10h – Abertura dos portões com atividades da terceira idade;
14h – Escolha do Bubchen e Madchen da 32ª Oktoberfest;

Domingo (26)
10h – Apresentação Cultural do Projeto Xô Mosquito: Igrejinha em ação;
14h – Apresentação dos CTGs;
16h – Apresentação do DTG Tropeiros do Ouro Negro do CEPE Canoas, com o Desafio Farroupilha – Olhos do coração;
17h – Encerramento da feira.

As histórias por trás do livro

“Tudo aconteceu num piscar de olhos” conta sobre as percepções da Valquíria a partir do Acidente Vascular Encefálico (AVE), fala sobre a relação dela com o filho, que nasceu seis dias antes do acidente vascular encefálico e também sobre suas dificuldades. A confecção da obra contou com a ajuda de amigos da Valquíria, que contribuíram com ilustrações, textos e depoimentos.

 

Patronesse fala sobre tema

O tema da 19ª edição da Feira do Livro é sobre o sentir a leitura e, de acordo com Iraci, todos podem sentir. “Todas as pessoas são dignas de ter contato com os livros, e um livro bem lido, faz o olho brilhar, tendo o leitor necessidades especiais, ou não. A ideia de uma Feira do Livro, valorizando e acolhendo a diversidade, veio de pessoas sensíveis que desejam humanizar os processos e estar assim a serviço de todas as vidas”, disse.

Texto: Lilian Moraes

Fotos: Arquivo Pessoal/Iraci Fiedler | Prefeitura Municipal de Igrejinha