Igrejinha oferece emissão de alvará de localização em formato digital

Tela de acesso para a solicitação da emissão Foto: Reprodução

Em alusão ao aniversário de 58 anos de Igrejinha comemorados no dia 1 de junho, o município prepara uma série de novidades especiais para a população. Uma delas foi anunciada nesta semana e se trata da emissão do alvará de localização de forma digital.
Desde quarta-feira (1), munícipes que necessitarem do documento podem acessar o site de Igrejinha e solicitá-lo sem precisar sair de casa, com recebimento em um dia útil, proporcionando mais facilidade, agilidade e autonomia aos moradores.
A facilidade permite ainda que o cidadão acompanhe todos os processos pelos quais o alvará passa até o momento da liberação e, quando concluídos os trâmites, o documento final também estará disponível para impressão.
Contudo, Cesar Horlle, secretário de Finanças do município, deixa claro que o serviço ainda será realizado de forma presencial. “Tem pessoas que preferem vir até aqui na prefeitura, por isso, mantivemos o encaminhamento aqui no protocolo da prefeitura. Então, quem quiser, pode solicitar aqui, sem problemas”, destacou.
O responsável pela pasta revela que o município vai fazer uma análise interna para estudar outros procedimentos que podem ser facilitados, relembrando ainda a iniciativa da liberação de pagamento de guias municipais por PIX, cuja Igrejinha foi o primeiro município a implantar.

Como solicitar?

Passo a passo de como requisitar o alvará on-line: acesse www.igrejinha.rs.gov.br/home, clique na aba Portal da Transparência e em seguida Links externos – transparência. Depois disso, vá em Portal do Cidadão, seguido de Autoatendimento, contabilidade e impressão de alvará.

Autoridades analisam serviço

O secretário ainda salienta importância da disponibilização do serviço. “É uma evolução. Acredito ser um passo muito importante, porque hoje tempo é tudo. Então, quanto mais nós conseguirmos facilitar a vida das pessoas, melhor”, ressalta. “Sem contar que contribui com o meio ambiente, pois diminui o uso do papel”, complementa.
Conforme o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, atualmente a informação é cada vez mais distribuída de forma digital, o que também possibilita que o meio seja usado para o trabalho com documentos, principalmente diante da agilidade e comodidade para fins de solicitação e liberação.
O chefe do Executivo reforça também que o alvará digital é uma ferramenta que vai permitir aos contribuintes, encaminhar de maneira mais rápida e segura as informações, assim como também vai auxiliar o município. “Fazendo com que os prazos para a emissão do alvará se reduzam aproximadamente 24 horas. Estamos muito convictos de que isso é um processo que não tem mais retorno e vai trazer mais tranquilidade e segurança a todos”, conclui.

NOTA DA REDAÇÃO: Diferente do que foi publicado na edição impressa que circulou nesta quinta-feira, o primeiro parágrafo do box “Autoridades analisam o serviço” é uma explanação do secretário e não do prefeito, como foi publicado.