Igrejinha inicia instalação de câmeras para cercamento eletrônico da cidade

Foto: Divulgação

Igrejinha – Já está em andamento a instalação do cercamento eletrônico de Igrejinha, que tem como objetivo monitorar o deslocamento de veículos em pontos estratégicos da cidade. A rede de inteligência é composta por câmeras de alta tecnologia, cujos dados são compartilhados em tempo real com as forças de segurança pública.

O sistema de cercamento eletrônico é uma tecnologia cada vez mais usada como reforço da segurança pública. Neste sistema, uma câmera faz a leitura das placas dos veículos e passa para análise em um banco de dados. Se for identificada alguma irregularidade, como casos de roubo ou furto, um alerta é emitido para a Brigada Militar, que destina as equipes mais próximas para o atendimento da ocorrência. Em Igrejinha, o sistema inteligente também será utilizado para auxiliar em investigações policiais.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, destaca a importância da atuação da gestão pública no combate à criminalidade. “Com um investimento de mais de um milhão de reais, estamos contribuindo e atuando de forma cada vez mais integrada aos órgãos de segurança. O cercamento eletrônico para identificar veículos que circulam pela cidade começa a se tornar realidade em Igrejinha”, diz Leandro.

Os dados captados pela ferramenta digital são compartilhados em tempo real com as forças policiais e todas as informações serão concentradas em uma sala de monitoramento já existente, onde chegam imagens de outras câmeras do município.

A tecnologia por trás do cercamento eletrônico é a OCR – Optical Character Recognition, que reconhece caracteres a partir de uma imagem. A funcionalidade permite integrar com qualquer estabelecimento que tenha câmeras com OCR e acesso à internet, como condomínios com cancelas, hospitais e pedágios, por exemplo.