Igrejinha é destaque nacional em sustentabilidade e educação pelo Prêmio Band Cidades Excelentes

Prefeito Leandro e vice Joãozinho na entrega da premiação. Foto: Divulgação

Igrejinha – Depois de ser um dos principais destaques do Rio Grande do Sul no Prêmio Band Cidades Excelentes, Igrejinha conquistou na última semana as melhores colocações de nível nacional na mesma premiação dentro das categorias educação e sustentabilidade. Entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes, o município alcançou o título de melhor sustentabilidade do Brasil e ficou no top 3 de melhor educação.

“Essa premiação significa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo executado. Mostra que os serviços da Educação e Meio Ambiente são de qualidade. Isso dá uma grande visibilidade para a cidade”, comemora o prefeito Leandro Horlle.

O prêmio é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é avaliado por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Sustentabilidade
Entre os projetos que deram posição de destaque para o município estão a troca da energia das escolas por placas de energia solar; troca de toda a iluminação da zona urbana da cidade por luminárias LED; a coleta seletiva e regular de resíduos, que abrange todas as áreas do município; e também o departamento de Bem-Estar Animal, com a prestação de serviços que normalmente não são oferecidos em outras cidades. “São grandes fatores que acabam diferenciando Igrejinha”, cita o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jeferson Corá.

O secretário cita, ainda, o ecoponto, que destina os resíduos especiais para locais devidamente licenciados. “São diversos projetos que nós temos que nos dão o respaldo para ser o município mais sustentável do Brasil”, frisa Corá. “Sabíamos que tínhamos nossos números e projetos davam um retorno bom para o município, mas não sabíamos a que ponto em comparação com outros. Vimos que hoje, nas cidades com 30 a 100 mil habitantes, temos os melhores números. Somos o municípios mais sustentável do Brasil”, declara.

Corá lembra, ainda, que todos os reconhecimentos envolvem o grupo de servidores do Executivo. “É um trabalho de toda a equipe do Planejamento e Meio Ambiente para que os projetos sejam efetivados. Ficamos muito felizes pelo prêmio porque Igrejinha merece isso. É um benefício para a cidade, que coloca ela em destaque”, conclui o secretário.

Em 2021, o município também foi destaque na premiação dentro da categoria educação, alcançando as melhores colocações no nível estadual e nacional.

Fique por dentro
Dentro da educação, foram considerados critérios como a plena oferta de vagas na educação infantil, com a demanda 100% atendida; a infraestrutura das escolas municipais, que vêm recebendo uma série de melhorias; as notas do município no Ideb, que foram de 6,6 nos anos iniciais e 5,9 nos anos finais.

O contraturno escolar, representado pelo Centro Municipal de Atividades Educacionais (Cemae) Aprender, também contribuiu para a colocação. Por fim, lembra o prefeito Leandro Horlle, foi avaliado o projeto ALFAbetização, que tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos alunos afetados pela pandemia através de aulas complementares.

Horlle ressalta a importância do reconhecimento e destaca a visibilidade da cidade. “Recebemos contato de diversas cidades nos parabenizando por essa conquista de nível nacional”, diz.