Igrejinha é destaque na Saúde por seus indicadores e por diversas iniciativas

Igrejinha – O Ministério da Saúde publicou o resultado do Programa Previne Brasil no primeiro quadrimestre de 2023. Pelo levantamento, Igrejinha obteve a nota 9,35 de 10 no Índice Sintético Final (ISF) ficando em 2º lugar no RS entre os municípios com mais de 20 mil habitantes.

O ISF serve para a avaliar o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos, para fins de financiamento das ações de saúde. O Previne Brasil avalia indicadores sobre ações de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas.

Conforme o secretário Vinicio Wallauer, este resultado comprova a qualidade dos serviços ofertados “Estamos muito felizes com esse resultado, obtido, sobretudo, em função do esforço e comprometimento de toda a equipe, agentes de saúde, equipes de enfermagem, médicos, dentistas, e de toda a equipe administrativa”.

O prefeito Leandro Hörlle comemora a conquista. “Ficar na segunda colocação reafirma os resultados do nosso empenho em oferecer saúde de qualidade para Igrejinha. Além disso, serve como critério para recebimento de recursos federais. Ou seja, um trabalho bem feito abre portas para ainda mais investimentos”.

O Programa Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que busca realizar melhor distribuição de Recursos Federais com base em indicadores de qualidade de atendimento.

Hortoterapia ajuda auxilia no tratamento de pacientes
Além dos atendimentos, o município desenvolve uma série de atividades. Entre elas está a horta do CAPS, que produz mudas de aloe-vera, confrei e babosa. As plantas serão utilizadas na produção de cremes e pomadas pela Farmácia de manipulação do município. Essas mudas são o start inicial de um projeto de farmácia viva que o município pretende implantar, onde serão produzidas plantas que servirão de matéria prima para medicamentos manipulados. Além disso, o projeto de hortoterapia continua trazendo resultados excelentes no tratamento de pacientes com transtornos mentais. O cultivo inclui verduras, culturas sazonais e diversos temperos.

Adesão ao PIM
Presente em 233 municípios do Rio Grande do Sul, o PIM é um programa prioritário do governo do Estado, com ênfase na saúde, educação e assistência social na primeira infância, promovendo o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos de idade. O Município de Igrejinha solicitou a adesão e está em fase de implantação do programa.
Neste primeiro momento serão atendidos 80 indivíduos (crianças e gestantes). O projeto atende especialmente aquelas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças, considerando as particularidades do contexto cultural, das experiências, das necessidades e dos interesses. Os atendimentos do PIM ocorrem por meio de visitas domiciliares e atividades em grupo realizados periodicamente a famílias com gestantes e crianças menores de seis anos.

Mais agentes de saúde
A Secretaria de Saúde está realizando o curso de qualificação básica para formação de agente comunitário de saúde. O curso com carga horária de 40 horas é a parte final do processo seletivo para emprego público que nomeará os novos ACS, que irão compor o quadro da Secretaria de Saúde. De acordo com o Secretário Vinicio Wallauer, com esses novos profissionais, Igrejinha terá 100% de cobertura na atenção primária. ” Os ACS são a linha de frente da saúde no município, porque atuam diretamente nos territórios, visitando as famílias e trabalhando, sobretudo, com a prevenção.”