Igrejinha determina fechamento de comércios, indústrias e prestação de serviços não essenciais

Igrejinha – Apesar do município ainda não registrar nenhum caso de coronavírus confirmado, o prefeito Joel Wilhelm assinou um decreto com medidas valendo já a partir de segunda-feira (23), vigorando até o dia 05/04  na cidade. Uma delas é que os comércios, indústrias e prestadores de serviços não essenciais devem ser fechados imediatamente, com exceção de farmácias, postos de gasolina, clínicas de atendimento na área da saúde, mercados, padarias, fruteiras e feira do agricultor familiar. Porém, é vedado o consumo de produtos nos locais de alimentação destes estabelecimentos.

O decreto do prefeito também determina a proibição de transporte público coletivo na cidade e o isolamento social de toda a comunidade. Bares, lanchonetes e lancherias poderão funcionar somente mediante a modalidade tele-entrega, ou seja, com portas fechadas, sem público interno.

Também é decretado por Joel Wilhelm que estabelecimentos bancários deverão manter o acesso da população aos caixas eletrônicos, regular seu funcionamento e higienizando o mesmo conforme fluxo de usuários. Clínicas veterinárias de Igrejinha poderão atender situações de urgência e emergência.

Restaurantes também deverão seguir uma série de regras determinadas pela Prefeitura de Igrejinha, como higienizar todo o local a cada três horas, manter álcool gel à disposição dos clientes, diminuir o número de mesas do estabelecimento (para que cada uma tenha mais separação com a outra), entre outras medidas.

Cidadão que disparar fake news será responsabilizado 

Uma situação também colocada no decreto pelo prefeito, é que o cidadão que disparar fake news sobre o assunto coronavírus com fins de promoção pessoal será devidamente responsabilizado pelo município e responderá judicialmente.