Igrejinha busca tirar do papel restauração da Casa de Pedra, ponto histórico

Construída há mais de 170 anos décadas por José Tristão Monteiro, a Casa de Pedra de Igrejinha possui uma rica história e a Prefeitura do município está trabalhando para restaurar esse símbolo do município. A edificação foi a primeira casa de alvenaria da Colônia do Mundo Novo e levou cerca de dois anos para ficar pronta.
Depois de construída, serviu de posto comercial e abrigo para os viajantes que passavam pela região. Segundo consta em registros no Arquivo Histórico do Estado, a localidade no entorno da casa foi fundada em 7 de outubro de 1846, com o início da venda de lotes.
Atualmente, o prédio da casa de pedra está localizado em um bairro que hoje carrega o seu nome é considerada uma edificação tombada pela lei municipal de Igrejinha.
Na época, serviu de casa de comércio, que recebia produtos como feijão, cana de açúcar e milho, dos colonos das região, que forneciam os mantimentos para a venda por considerarem mais lucrativos.

Somente visitação externa

Atualmente a casa se encontra em situação de risco, ou seja, se alguém quiser visitar a edificação, precisa ir acompanhado de um profissional, pois partes dela podem ceder. Então não há como realizar visitas na parte interna. Quem quiser conhecer pode apenas vê-la pelo lado de fora.

Busca de parceiros para a restauração do local