Igrejinha alcança o melhor Ideb do Vale do Paranhana

Anos iniciais ficam, historicamente, com os melhores índices de desenvolvimento. Foto: Lilian Moraes

Igrejinha – Igrejinha alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental do Vale do Paranhana. Superando a média nacional, que foi de 5.9, a educação pública da cidade levou nota 6.8. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e são relativos ao ano de 2019.

Parabenizando os profissionais da área pelo resultado, a secretária de Educação, Cristiane Martin, afirma que a cidade tem desenvolvido um trabalho sério ao longo dos anos para melhorar a qualidade do ensino, com investimentos em infraestrutura e formação continuada. “Destaca-se ainda a participação das famílias no acompanhamento dos estudantes para a obtenção dos bons resultado”, acrescenta.

Na etapa que avalia o desempenho dos alunos do 6º ao 9º ano, no entanto, Igrejinha ficou com 5.4 pontos, não atingindo a meta de 5.8. Nesta avaliação, a única cidade da região que atingiu os pontos estipulados pelo MEC foi Três Coroas, com 5.6 pontos, ultrapassando a meta de 5.2.

Ensino médio continua sendo a etapa com as menores notas do índice
Apesar da melhora em relação aos índices de 2017, o ensino médio ainda patina. Na região, nenhuma cidade teve pontuação maior do que 4.8 – número que corresponde ao resultado de Riozinho na categoria. A cidade com a pontuação mais baixa no Paranhana foi Parobé, com 3.6. O número representa crescimento em relação à avaliação de 2017, quando os resultados foram de 3.0.

Três Coroas em destaque
O único município do Vale a atingir as metas do MEC em todas as etapas da educação básica em 2019 foi Três Coroas. Nos anos iniciais, o índice observado foi de 6.5, com meta de 6.2. Nas séries finais, os números foram de 5.1, em 2017, para 5.6 no último ano, em que a meta projetada era de 5.2. No ensino médio, o Ideb três-coroense saltou de 3.4 para 4.0 no último levantamento. O número estipulado era 3.7. A secretária de Educação, Viviane Roth, comemora os índices.

“Eu tenho uma forma diferente de trabalho. Fui diretora da Escola Águas Brancas por 19 anos e, desde então, prezo pela união do grupo de professores e da comunidade. Acredito que uma escola de qualidade é aquela onde todos são valorizados e que haja cobrança de normas e respeito. Temos um grupo ímpar de profissionais que são dedicados e têm compromisso com a Educação”, valoriza a secretária.