Hospital Nossa Senhora do Rosário faz parte da história de Riozinho

Irmã Edineide Siles é administradora do Hospital Nossa Senhora do Rosário e atua como enfermeira responsável da Instituição | Fotos: Júlia Regla

Riozinho – O Hospital Nossa Senhora do Rosário de Riozinho é administrado pelas irmãs da Congregação Filhas de São Camilo há 36 anos. A casa de saúde faz parte da história do município desde sua emancipação.

Além disso, é referência em internações, realização de exames de laboratórios, consultas médicas e atendimentos de emergência. “Somos um hospital de pequeno porte e média complexidade, porém recebemos um número significativo de pacientes a cada mês. Em casos mais graves, estabilizamos o paciente aqui (hospital) e encaminhamos para as nossas referências pactuadas”, conta a administradora do Hospital e enfermeira responsável, Irmã Edineide Aguiar Siles.

Casa de Saúde do município possui quatro Irmãs da Congregração Filhas de São Camilo

 Dentre inúmeros funcionários que trabalham no Hospital Nossa Senhora do Rosário, quatro Irmãs da Congregação Filhas de São Camilo atuam em diversas áreas da instituição.
Enquanto Edineide é a administradora e enfermeira responsável, a Irmã Marivalda atua como técnica em Raio X, a Irmã Lidiane também é enfermeira e atua no Lar de Idosos mantido pela Instituição, e a Irmã Neide, atua em outros trabalhos e está prestes a completar 15 anos de atuação no hospital, sendo a religiosa há mais tempo de casa. Ela auxilia em todos os serviços, desde a área da cozinha a bazares realizados com objetivo de arrecadar fundos para as manutenções do local.
As quatro possuem, como carisma, o atendimento ao doente.

“Nossa satisfação é essa, fazer o bem para todos”, diz a administradora da Casa de Saúde

 Com as portas abertas 24 horas, uma média mensal de 4 mil atendimentos passam pelo Hospital Nossa Senhora do Rosário, que possui 33 leitos e 32 profissionais. Dentre eles, as Irmãs, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além dos serviços de nutrição e farmácia.
O Hospital passou por um período díficil financeiramente, mas atualmente é mantido pelo valor repassado mensalmente pela Prefeitura de Riozinho, recebe recurso do Estado, exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS), e de empresas da cidade. “Estamos sempre em busca de um atendimento mais qualificado. Procuramos sempre fazer o melhor, na humildade e simplicidade. Nossa satisfação é essa, fazer o bem para todos”, finaliza a Irmã Edineide.