Hospital de Igrejinha promove campanha de redução de copos plásticos

Intenção da casa de saúde é reduzir o uso dos copos Foto: Lilian Moraes

Com o intuito de reduzir o número de copos plásticos utilizados no Hospital Bom Pastor, de Igrejinha, no dia 3 de janeiro de 2020, a casa de saúde lançou uma campanha para mobilizar os colaboradores e usuários da instituição a usar canecas ou outro recipiente reutilizável para o consumo de água, café e outras bebidas.
Através da sua assessoria de imprensa, a instituição informou que usa aproximadamente 15 mil copos por mês e a ação foi motivada em um momento de levantamento de gastos do hospital. “Percebeu-se o alto valor dispendido em itens descartáveis, o que ‘acendeu uma luz’ para o problema e nos demos conta de quanta poluição estamos produzindo”, comentou a relações públicas da instituição, Renata Eidelwein.
Conforme João Schmitt, diretor-geral do Hospital Bom Pastor, a instituição consome milhares de copos descartáveis por mês e isso é inadmissível para uma entidade que cuida da saúde da população.
A campanha não tem prazo de validade e, conforme Renata, a ação irá ser renovada constantemente, assim como o incentivo do uso consciente da energia elétrica da instituição, que também é uma das preocupações do HBP.

Parceria fechada para a comercialização de canecas

Recentemente, o Hospital Bom Pastor fechou uma parceria com uma empresa para a fabricação de canecas personalizadas. A iniciativa é apenas uma entre um programa de inúmeras ações que o hospital está promovendo, para buscar uma postura mais voltada à sustentabilidade.
De acordo com a instituição, se uma pessoa, seja colaborador ou cliente, usa três copos descartáveis em um dia, ao passar a utilizar uma caneca ou copo, no final do ano mais de 1000 copos terão deixado de ir para o meio ambiente. O tempo de decomposição de um copo descartável é entre 250 e 400 anos, ou seja, gerações passarão e o copo ainda existirá. As canecas estarão à venda nas próximas semanas no HBP, mas interessados podem garantir a sua, solicitando pelo e-mail sac@hospitalbompastor.com.br. Os valores variam de R$ 20,00 a R$ 25,00.

Igrejinha também pretende desenvolver ações voltadas à sustentabilidade

Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente Jeferson Corá, a iniciativa vai ao encontro do que a Administração está planejando para este ano. “Nós da Administração também estamos elaborando diversos projetos semelhantes a campanha que o hospital está desenvolvendo, especialmente agora, estamos trabalhando muito para podermos implantar, principalmente em escolas e no novo centro administrativo, as placas solares para poder gerar a nossa energia e economizar junto as despesas”, comentou.