Hospital de Igrejinha lança cadastro virtual para doadores de sangue

Para ler o código, basta apontar a câmera do seu smarthpone para o QR Code Foto: Lilian Moraes

Ainda que o ato de doar sangue seja um assunto que está frequentemente em pauta, iniciativas para atrair novos doadores precisam ser realizadas com o mesmo empenho.

Em Igrejinha, o Hospital Bom Pastor (HBP) lançou recentemente um cadastro virtual para doadores de sangue. A ação tem como objetivo facilitar o contato com a comunidade interessada, que pode disponibilizar suas informações ao hospital através do preenchimento de um formulário, acessado por um QR Code fixado nos espaços de espera da instituição hospitalar. Além disso, como a iniciativa conta com a parceria do município, o mesmo código pode ser encontrado nas unidades básicas de saúde.

Renata Helena, relações públicas do HBP, afirma que existe uma frequência de doações em Igrejinha, mas alerta para a carência e lembra do período que deu início à ação. “Nós conseguimos ter uma frequência. Reunir um grupo de pessoas, que o hospital organiza e o município fornece o transporte. Porém, no inverno é mais comum as pessoas doarem menos. Por diversos motivos, mas a necessidade é a mesma o ano inteiro”, comentou. “Então nós fizemos essa ação do formulário em junho para marcar, justamente por ser o mês de conscientização para a doação de sangue e prosseguir com ela para reunir cada vez mais doadores”, concluiu.
Interessados também podem acessar o cadastro através do site hospitalbompastor.com.br.

Pontos de vista sobre o assunto

Quem entende, fala

Vinicio Wallauer, secretário de Saúde de Igrejinha. “Com essa iniciativa do Hospital Bom Pastor, as pessoas acessam o QR Code e fazem seu cadastro como doador de sangue, facilitando bastante, porque quando houver necessidade o hospital, então, vai organizar esse momento e o município faz o transporte destes doadores para o banco de sangue do Estado, em Porto Alegre, para que eles possam fazer essa doação”.

Elga Schmidt, responsável pela agência transfusional do HBP. “As mobilizações sempre acontecem, mas o nosso objetivo com essa ação aqui no hospital é procurar junto com as empresas, grupos de amigos e população de Igrejinha em geral, que todos se conscientizem sobre a importância da doação de sangue. Nós estamos fazendo o máximo, se empenhando bastante para que isso aconteça cada vez mais”.