Por Prefeitura de Parobé
Orientar crianças a respeito das formas de violência e abuso sexual é um tabu para as famílias, educadores e, até mesmo para muitos profissionais da rede protetiva. Pensando em facilitar a abordagem deste tema, os integrantes do Primeira Infância Melhor (PIM) e do Criança Feliz de Parobé tem proporcionado para crianças apresentações com música e dança que orientam sobre a prevenção ao abuso sexual infantil.
A ação teve início em maio, durante a Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes de 2023 de Parobé e segue agora em setembro. No total, a apresentação deve passar pelas 28 escolas da rede municipal de ensino, incluindo EMEIs e EMEFs.
“Dessa forma, orientamos crianças sobre este assunto, pois, muitas eles sofrem a violência, mas não têm compreensão do que aquela situação verdadeiramente significa. A conscientização ocorre quando elas entendem o crime e também aprendem a se defender. Já tivemos alguns casos de crianças que, por identificarem situações em função das apresentações, relataram casos de abusos sofridos”, destaca a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima.