Homenagem póstuma ao “profe” Edmar de Holanda marca abertura da semana da pátria em Taquara

Pira instalada na Praça Marechal Deodoro foi acendida por Clea Koch, esposa do "profe" Edmar Foto: Cleusa Silva

Taquara – Carinhosamente conhecido como “profe” Edmar, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) de Taquara faleceu no último dia 24 de agosto, causando grande comoção por ser, além de um profissional responsável pela implementação de importantes projetos no município e região, um homem íntegro, leal, justo e querido por todos. Como forma de agradecimento por tudo que representou para o município, os servidores da SMECE promoveram uma emocionante homenagem póstuma, na manhã desta terça-feira (01), durante a abertura da Semana da Pátria.

         Passava das 8h quando as pessoas que circulavam pela região central de Taquara ouviram a sirene do caminhão do Corpo de Bombeiros e viram as luzes do carro da Brigada Militar lentamente entrando na rua Júlio de Castilhos. Logo atrás, marcando o início das comemorações da Independência do Brasil, vinha a 83ª Centelha do Fogo Simbólico da Pátria, conduzida pelo professor Darlei Eduardo Franzen, integrante da Secretaria de Educação.

         O que as pessoas que caminhavam pelo centro de Taquara viram em seguida, quase que ofuscando o brilho da chama, foi uma reverência ao legado deixado pelo profe Edmar, em forma de uma impressionante homenagem, que emocionou até mesmo quem não conheceu pessoalmente o Secretário de Educação de Taquara.

         Enquanto a esposa do secretário Edmar, Clea Koch, recebia o Fogo Simbólico e acendia a pira instalada na Praça Marechal Deodoro, servidores da Educação faziam uma caminhada silenciosa pela rua Júlio de Castilhos, conduzindo uma faixa em homenagem ao seu mestre.

         Enquanto ocorria o hasteamento das bandeiras, conduzido por Clea, pelo Secretário de Administração, João Luiz Ferreira; e pelo Tenente Waldemar David Pereira Dias, comandante do Corpo de Bombeiros de Taquara, as diretoras, supervisoras, professoras e representantes das escolas da rede municipal de ensino iniciaram uma carreata, reunindo centenas de veículos que se espalharam por toda a extensão da Júlio de Castilhos, seguidos pelos ônibus escolares que atendem os alunos da região urbana e interior do município.

         “Eu não sei se a emoção vai me permitir transmitir tudo aquilo que em forma de um agradecimento eu gostaria de passar pra vocês. Eu conheci o Edmar no Rio de Janeiro e ele sempre trabalhou pelo Brasil afora. Ele foi um andarilho atrás da educação, se especializando, trabalhando como diretor aqui e ali. E ele se sentiu muito grato quando foi homenageado como cidadão taquarense, pois aqui ele sempre se sentiu bem, amado e honrado”, manifestou Clea.

         Para o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o secretário Edmar era uma pessoa ímpar, a frente do seu tempo, que contribuiu para o desenvolvimento de importantes projetos e, por diversas vezes, colocou o município em destaque Estadual e Nacional.

“Eu me sinto abençoado por ter podido contar com o trabalho do Edmar nesse tempo todo a frente da Administração Municipal. A partida dele é uma perda muito grande, irreparável pra nós, por toda a história dele, por tudo que ele já fez, mas principalmente pelo ser humano que nós sabemos que ele era. E que o exemplo do Edmar fique pra todos nós”, declarou o prefeito de Taquara.

Impossibilitadas de estarem presentes na praça, devido as medidas de prevenção a Covid-19 (novo coronavírus), que impedem a aglomeração de pessoas, as diretoras dos educandários de Taquara fizeram questão de prestar sua homenagem ao secretário Edmar, em forma de mensagens que foram lidas durante a solenidade e entregues aos seus familiares.

Também participaram da homenagem, o Secretário de Orçamento e Finanças, João Carlos de Moura; o Secretário de Meio Ambiente, Sérgio Prates de Moraes; o vereador Adalberto Soares, e outros servidores da Administração Municipal de Taquara.

Neste ano, em função da pandemia do coronavírus, os hasteamentos e arriamentos da Semana da Pátria, às 8h30min e 17h respectivamente, serão realizados com apenas três representantes de cada escola por evento, seguindo até o dia 7 de setembro, quando o grupo da maçonaria realizará a extinção da chama do Fogo Simbólico, encerrando assim as comemorações de Independência do Brasil deste ano.