Histórico: Moradores do Eldorado em Taquara começam a receber água tratada pela Corsan

Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Taquara – Foi com um brinde de taças cheias de água que o casal Jair Codignola e Fátima Goi comemoram a ligação de seu imóvel com a rede de abastecimento da Companhia Riograndense de Saneamento Básico (Corsan). Desde a terça-feira desta semana, dia 5, após 22 anos aguardando pelo serviço, os dois puderam aproveitar o serviço que tem capacidade para oferecer água tratada a mais de 500 residências daquela localidade.

As primeiras vezes que Fátima abriu as torneiras após a instalação do registro foram de surpresa pela força na pressão do fornecimento. “A água é boa”, garante ela. Já o companheiro resume o significado de substituir o abastecimento do poço artesiano pelo serviço da Corsan. “Para nós é uma conquista. Foram 22 anos esperando por isso.”

A água encanada chega em boa hora para os moradores do Eldorado. A região sofre pela falta do recurso hídrico durante o verão, principalmente após dias seguidos de estiagem, que reduz o volume natural do lençol freático. A prefeita Sirlei Silveira, que participa desde 2020 das tratativas para oferecer o serviço da Corsan à comunidade, ressalta a necessidade de atender as demandas do Eldorado. “É um bairro que ficou abandonado durante muitos anos, sem atuação da administração municipal. Iremos oferecer escuta à comunidade para, a partir disso, estabelecermos outras conquistas para os moradores”, destacou.

O secretário de Administração, Orçamento e Desenvolvimento Econômico de Taquara, Jefferson Alan Müller, também participa, desde o ano passado, das conversas com a companhia estadual de saneamento para oferecer água ao Eldorado. “Fizemos várias reuniões na Corsan para que fosse feita a instalação da rede de abastecimento. Os moradores passavam o verão sem água, porque os poços são de baixa perfuração e secavam. Água é dignidade para as pessoas.”

Quem conhece de perto esta realidade é a vereadora Carmem Fontoura, moradora do loteamento e uma das líderes comunitárias da Associação de Moradores do Bairro Eldorado há 15 anos. Ela destaca o trabalho em parceria com o deputado estadual Dalciso Oliveira na interlocução entre a população e a estatal gaúcha. Agora, Carmem está trabalhando para encontrar soluções aos moradores de baixa renda. “Estamos conversando com um pedreiro para ele fazer as entradas de água das residências a um preço mais acessível”, destacou.

Investimento de R$ 800 mil

Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

A instalação da rede começou em agosto. Conforme o Diretor Comercial, de Inovação e Relacionamento da Corsan, Jean Bordin, foram construídos cerca de 3,5 quilômetros de rede, num investimento aproximado de R$ 800 mil. A estrutura comporta os 500 lotes de moradores. Já há 15 pedidos de ligação em andamento, mas o serviço está disponível para o bairro todo, basta procurar a Corsan do município que fica na Rua Dr. Edmundo Saft, 2971, Centro de Taquara.