Guia Saúde e Beleza 2022: Dentista Rafaela Carraro explica faceta de resina

Antes e depois de uma restauração com resina| Foto: Divulgação

Nos últimos anos as resinas compostas (material utilizado para fazer restaurações) passaram por aprimoramentos em sua composição, que tornaram esse material muito melhor esteticamente, biologicamente e estruturalmente. Com isso, seu uso foi ampliado para diversos tratamentos reabilitadores. Hoje em dia, as resinas estão “famosas” por serem empregadas na confecção de facetas / lentes de contato dentais, com promessas milagrosas de tratamento sem desgaste, indolor e em uma única sessão, se tornando o procedimento queridinho de muitos dentistas. Mas será que realmente todo mundo tem indicação para fazer?

Os principais motivos que levam a fazer esse tipo de tratamento são alterações de formato, cor e presença de ampla destruição na estrutura dental. E em vários casos é necessário realizar ajustes na espessura do dente para criar o espaço necessário de inserção do material, caso contrário, a presença de sobre contorno (excesso de material, dente muito volumoso) pode gerar inflamações gengivais e cárie secundárias. Muitas vezes pequenas alterações de forma dental podem, sim, serem corrigidas apenas com acréscimos estratégicos que não precisam cobrir toda a superfície do dente, como é o caso das facetas.

É por isso que é de extrema importância uma avaliação criteriosa de cada caso, sendo esta realizada por profissional especializado na área de reabilitação oral, para que o seu tratamento seja resolutivo e não prejudicial a sua saúde.

Quem busca esse atendimento especializado encontra nos serviços da cirurgiã-dentista Rafaela Carraro uma referência de qualidade e profissionalismo. Não deixe de cuidar da sua saúde bucal, entre em contato com o consultório através do número (51) 98946-6465 e agende seu atendimento.