Gruta da Nossa Senhora da Conceição: há 45 anos preservando a fé

Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Igreja que está situada na localidade Fotos: Matheus de Oliveira

Conhecida no município como um forte atrativo natural e religioso, a Gruta de Nossa Senhora da Conceição carrega uma simbologia por trás de sua história e construção em Riozinho.
Encrustada em uma rocha natural de aproximadamente 450m onde está a imagem da santa, o local é cercado por uma mata nativa onde é possível perceber uma diversidade de árvores de grande porte, além de arbustos e folhagens ornamentais que a rodeiam.
Para a sua inauguração, em 15 de agosto de 1976, foi realizada uma festa religiosa da assunção de Nossa Senhora, que contou com uma missa solene no local. As celebrações acontecem até os dias atuais. “Geralmente ocorrem todo mês, em domingos. As celebrações variam conforme o tempo, pois a missa é feita ao ar livre”, conta um interlocutor religioso da cidade, que pediu para não ser identificado.
A gruta foi ornamentada após a doação da área e da imagem da Nossa Senhora da Conceição, efetuada pela senhora Filotéia Pandolfo. “No local, antigamente morava uma família. Depois de doado ele foi trabalhado um pouco onde se colocou a imagem da Nossa Senhora e foi feito também um pequeno patamar na frente, onde foi instalado um altar. Tudo isso foi providenciado pela paróquia Nossa Senhora do Rosário e com doações dos devotos”, revela o religioso.
Conforme os ensinamentos católicos a Nossa Senhora da Conceição representa a concepção da Virgem Maria sem o pecado original. Na bíblia, ela é citada na passagem em que o Anjo Gabriel desceu dos céus para comunicar a Virgem Maria que ela seria a Mãe do Salvador, sendo proclamada pelo papa Pio IX com base no livro de Gênesis: “Eu porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela, assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus.” (Gênises – 3,15).

Pandemia diminuiu o movimento, mas são inúmeras as visitas

Segundo o interlocutor riozinhense, a pandemia acabou impactando também no fluxo de visitas à gruta, porém, ele cita que especialmente nas sextas-feiras santas existe uma peregrinação espontânea da população da região e esse ano, mesmo com as restrições, ainda foi possível perceber uma movimentação de devotos da santa, agradecendo por graças alcançadas. “São muitas pessoas, principalmente de Rolante, que vem a pé em pequenos grupos para pedir proteção à Nossa Senhora, além de agradecer”, disse. O local é preservado por um grupo de religiosos que faz a manutenção da limpeza.
A gruta fica localizada próxima ao Centro, na entrada da localidade do Conduto e pode ser visitada pelos religiosos de forma gratuita.