Governo do Estado anuncia novo modelo de distanciamento controlado

Por Henrique Ternus Lamb

O governador Eduardo Leite anunciou na tarde desta quinta-feira (30), em transmissão ao vivo na página oficial do Governo do Estado no Facebook, como será o novo distanciamento controlado no Rio Grande do Sul. As medidas buscam flexibilizar as atividades nas regiões com situações controladas do novo coronavírus, e limitar ainda mais nos locais com maior número de casos em relação a sua capacidade de atendimento.

O novo distanciamento controlado divide o estado em 20 regiões e irá monitorar a situação de cada município, a partir do acompanhamento de 11 indicadores. Entre eles, o governo irá analisar a evolução do número de casos e óbitos em cada cidade, além da capacidade de atendimento hospitalar na região. A partir destes dados, será possível definir para cada região uma bandeira, que indicará as medidas de restrição nas atividades dos locais.

As cores das bandeiras serão, da mais branda à mais rígida: amarelo, laranja, vermelho e preto. A divulgação das cores ocorrerá sempre aos sábados, e valerá para a semana seguinte. O governo do estado fará a coleta de dados diariamente e fará, nos finais de semana, a análise destas informações. Dessa forma, caso haja mudança brusca do quadro, a cor da bandeira pode ser alterada com maior agilidade.

Para cada bandeira, haverá um protocolo específico a ser seguido por cada setor, como o uso de equipamentos de proteção individual, por exemplo. O governo, entretanto, não anunciou quais serão as medidas a serem tomadas de acordo com cada bandeira. De acordo com Leite, a equipe do estado ainda trabalha, em conjunto com as prefeituras e demais órgãos públicos e comerciais do Rio Grande do Sul, quais as restrições que serão feitas de acordo com a condição de cada região.

O novo decreto com o distanciamento controlado deve ser publicado até o dia 6 de maio. Até lá, o governo deve divulgar novos detalhes sobre a medida, como o detalhamento das regiões, com as cidades que a compõem. Além disso, o governador afirmou que será disponibilizado um portal online, no qual cada cidadão pode acessar para encontrar a sua região e informar seu setor de atuação. Assim, de acordo com a bandeira da área, o usuário poderá consultar quais são as medidas em vigor na região e quais as exigências para a sua área de atuação.