Governador Eduardo Leite recebe ministra Damares Alves

Ministra destacou importância da sanção da lei que cria banco de dados para prevenir desaparecimento de crianças e adolescentes - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Estado – O governador Eduardo Leite recebeu, no fim da tarde de segunda-feira (26), a visita da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. No Estado para assistir à uma demonstração de tecnologia de reconhecimento facial integrada às câmeras de videomonitoramento gerenciadas pelo Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a ministra fez questão de visitar também o chefe do Executivo.

“Vim pessoalmente agradecer ao senhor pela sanção da Lei 15.460/2020 (cria o Banco de Dados de Reconhecimento Facial e Digital para Prevenção ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes). Essa é uma pauta que estava esquecida e, de certa forma, negligenciada no Brasil, e estou aqui para dar visibilidade à causa, para chamar atenção para a lei e para a forma como isso está sendo conduzido no RS”, destacou Damares.

A lei, de autoria do deputado estadual Tenente-coronel Zucco, cria o Banco de Dados de Reconhecimento Facial e Digital para Prevenção ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes. O texto prevê a integração entre o banco de dados do Instituto-Geral de Perícias e o sistema de cercamento eletrônico da SSP.