Frigorífico de Taquara recebe certificação para abate de búfalos

Certificado foi entregue pelo prefeito Tito Livio Jaeger Filho Foto: Cleusa Silva

Por Fábio Radke
de Taquara

O abate de búfalos está autorizado para ser realizado no Frigorífico Fênix, situado no bairro Santa Rosa, a partir da certificação dada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.
Recentemente, a empresa taquarense realizou abates de teste, com acompanhamento da secretaria estadual e de órgãos municipais. O frigorífico está registrado no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Taquara. A estrutura aprovada em um segundo teste conta com autorização para abater, dentro das normas, búfalos de até um ano de idade. “A estrutura óssea desses animais é diferente. O animal possui duas camadas no crânio e se o animal for mais velho dificulta o abate”, explicou a veterinária e coordenadora do SIM em Taquara, Luciane Pereira Tavares.
O frigorífico deve obedecer um manual com legislação específica e a vistoria do abate é de responsabilidade do Estado. A partir da aprovação documental foi agendado a fase de teste com o fiscal estadual.

No Rio Grande do Sul existem três raças de búfalos

Segundo a Associação Sulina de Criadores de Búfalos (ASCRIBU), os búfalos são animais domésticos da família dos bovídeos, de origem asiática, usados para produzir carne e leite. No Estado, são encontradas três raças: Mediterrâneo, Murrah e Jafarabadi (búfalo-do-rio). Os Bubalinos têm temperamento dócil, facilitando a criação e manejo e se adaptam bem às condições ambientais úmidas.

Procura levou ao investimento

Os sócios do Frigorífico Fênix, Ana Paula Lima Paiva, e o irmão Pedro Paulo Lima, observaram a necessidade de adaptações a partir da procura dos criadores desses animais com o objetivo de comercializar a carne de bubalinos. “Com nosso responsável técnico fomos em busca do que seria necessário para obedecer o sistema de inspeção e seguir o manual de abate humanitário”, disse Ana Paula. Um dos investimentos mais importantes foi a aquisição de uma pistola pneumática diferenciada para abate de forma a não causar sofrimento aos animais.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), a carne de búfalo é mais magra do que a carne bovina por que “apresenta 40% menos de colesterol, 12 vezes menos de gordura, 55% menos calorias, 11% a mais de proteínas e 10% a mais de minerais”. A produção de leite e derivados também desperta o interesse de produtores rurais por esses mamíferos de grande porte. Cortes e formas de preparo da carne são semelhantes a da carne bovina.