Flexibilização do isolamento social é discutida por prefeitos com o governador do Estado

Luciano Orsi e empresários pedem apoio da Famurs na flexibilização do Decreto Estadual Foto: Pâmela Ritter

Lilian Moraes e Laura Blos
de Região

Desde o início da epidemia de Covid-19, o vírus mostra ter alta taxa de transmissibilidade, por conta disso, medidas como o isolamento social se torna essencial para o controle de casos da doença. Porém ficar em casa, impede que muitos trabalhem, afetando desta forma a economia, a comida que entra na mesa.
Preocupados com a situação em que seus empreendimentos se encontram, diversos comerciantes, industriais, proprietários de restaurantes, e profissionais liberais realizaram carreatas, solicitando a flexibilização do isolamento social e a reabertura do comércio.
As ações ocorreram nos dias 27 e 28 de março, poucos dias depois do presidente Jair Bolsonaro chamar a doença de gripezinha e incentivar o isolamento vertical.
Com a pressão de parte da população, as prefeituras passaram a estudar formas de flexibilizar a quarentena e liberar, de forma segura, os comércios e indústrias a reabrirem. Contudo, no dia 1º de abril, o governador do Estado, Eduardo Leite, decretou o fechamento do comércio, em todo o território sul-riograndense.
Com o decreto, as medidas planejadas pelos Municípios não puderam ser cumpridas. Por conta disso, prefeitos da região vêm realizando ações a fim de sensibilizar Leite, para a liberação do trabalho em cidades com baixa ou nenhuma incidência do novo coronavírus.

Prefeituras seguem o estado

Campo Bom e Parobé solicitam flexibilização

No domingo (05), o prefeito de Parobé, Diego Picucha, assinou um decreto liberando a abertura de indústrias do município. Na quarta-feira (08), Picucha enviou ao governador do Estado, um documento solicitando a flexibilização do Decreto que barra a abertura do comércio.
Na terça-feira (07) Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom, já havia ido a Porto Alegre entregar ao governador, além de uma cópia ao presidente da Famurs, documento solicitando a flexibilização das medidas.