Fisioterapia tem serviço ampliado à população na rede pública de Parobé

Foto: Melissa Costa

Parobé – Melhorar cada vez mais o acesso à saúde é uma das principais metas da Administração de Parobé. Os esforços são diários para ampliação da estrutura física, seja de unidades de saúde ou da própria ampliação de serviços. Com esse objetivo, a Prefeitura está aumentando a oferta no tratamento de fisioterapias. Além de reforçar o número de profissionais que atuam à comunidade, o local de atendimento também foi modificado e ampliado, permitindo maior conforto e recursos para profissionais e pacientes, junto a UBS Integração.

 

Alguns fatores foram determinantes para a Secretaria de Saúde de Parobé realizar a mudança e ampliação do atendimento de fisioterapia. “Nós realizamos a mudança no atendimento de pacientes pós-covid na UBS Nova Parobé, onde também eram realizados os atendimentos de fisioterapia. Porém, com a grande demanda pós-covid e também um grande número de solicitações de atendimentos de fisioterapia, fizemos essa transferência dos atendimentos para a UBS Integração”, explica a secretária Ana Elisa Lima, que na semana passada, foi até a unidade e acompanhou um pouco do trabalho realizado.

Conforme a Prefeitura, com a ampliação dos serviços, estão sendo realizados uma média de 80 a 100 atendimentos mensais. O número é variável porque alguns pacientes necessitam de um atendimento mais específico.

 

Unidade está sendo referência em especialidades

A secretária de Saúde, Ana Elisa Lima, destaca a importância do investimento na mudança de local, assim como na compra de mais materiais para as sessões de fisioterapia. “Agora, no pós-covid, a fisioterapia é um acompanhamento essencial para o paciente. Aumentamos as horas de fisio e devemos aumentar mais. Compramos mais materiais e, com isso, também poderemos abrir mais horários”, conta a secretária. A UBS Integração ainda não foi inaugurada em razão da pandemia, mas “ele é nosso centro de especialidades. Esse espaço não foi inaugurado ainda devido a mudança que logo tivemos que fazer, em priorizar o atendimento de covid na UBS. Mas até dezembro devemos ficar com o atendimento e, após a virada do ano, vamos avaliar. Além da fisioterapia, queremos centralizar todas as especialidades na UBS, assim como raio-x odontológico, Caps e uma UBS menor”, planeja Ana Elisa.

 

O que eles dizem

Diego Picucha, prefeito de Parobé. “Essa é mais uma importante conquista na área da saúde, que beneficia diretamente nossa comunidade. Aqui contamos com um espaço de qualidade para o acompanhamento e tratamento de fisioterapia, visando melhorar a qualidade de vida”.

Ana Elisa Lima, secretária de Parobé. “Antes da mudança, os atendimentos ocorriam em um espaço reduzido na UBS Nova Parobé, mas a grande demanda motivou essa alteração, que vem para qualificar ainda mais o serviço”.