Fiscalização reduz quantidade de beneficiários junto ao Bolsa Família

 Região – O Programa Bolsa Família continua como a principal ferramenta de transferência de renda para famílias em situação de extrema pobreza ou pobreza no país. E, no Vale do Paranhana, ele também auxilia uma fatia da população e é decisivo para a manutenção mínima das condições essenciais dos beneficiários. Ao todo, 3.896 pessoas recebem o benefício do Bolsa Família no Paranhana.
Em Riozinho, a Secretaria de Assistência Social promove ações integradas com a Secretaria de Saúde, com apoio dos agentes comunitários de saúde. “Assim, alcançamos pessoas das localidades mais distantes e quando necessário solicitamos a presença para atualização de cadastro”, explica a assistente social do programa, Márcia Kauer, que complementa, que a Secretaria de Educação acompanha a frequência escolar dos estudantes e transferências.
Com a proposta de possibilitar uma autonomia aos beneficiários do Bolsa Família, a Prefeitura de Taquara oferece oficinas de capacitação que, atualmente, contempla 408 beneficiários entre homens e mulheres para encaminhamento ao mercado de trabalho. Outra ação diferenciada é o Programa Capacitar Para Incluir, em parceria com o Senac, que capacita 76 beneficiários entre homens e mulheres com cursos de formação profissional.

Visitas, cursos e fiscalização

A Prefeitura de Três Coroas, através do secretário de Saúde e Assistência Social, Luiz Carlos Stuart Campos, comenta que o acompanhamento das famílias através das visitas domiciliares com assistente social, psicóloga e cadastrador, auxiliam no repasse de informações sobre cursos profissionalizantes, orientações sobre alimentação e vestuário. “O trabalho em rede com órgãos públicos e entidades favorece o encaminhamento dos beneficiários para novos auxílios e/ou inserção em cursos ou programas conforme a necessidade“, complementa.
Em Parobé, também são ofertados cursos profissionalizantes no CPAS.

Riozinho integrado

A assistente social de Riozinho, Márcia Kauer, valoriza o trabalho integrado que favorece a conscientização do público-alvo, o que possibilita o envolvimento dos técnicos na complementação do cadastro e manutenção em tempo real do sistema, evitando inconsistências de cadastro.

Foto: Divulgação