Fiscalização flagra inúmeras aglomerações no feriadão de Páscoa em Taquara

Taquara – Mesmo com a retomada da cogestão do sistema de distanciamento controlado pelo governo estadual e a possibilidade de Taquara, mesmo em bandeira preta, usufruir de algumas regras da bandeira vermelha, a Operação Bandeira Preta continua em vigor no Município, pelo altíssimo risco para a Covid-19 que encontra-se o estado gaúcho. Neste feriadão de Páscoa, mais uma ação foi realizada na cidade e no interior e inúmeras aglomerações foram notificadas, de sexta a domingo, pelos órgãos de fiscalização e segurança.

Segundo um dos participantes da operação, Alessandro Santos, que representa o Procon Municipal, o trabalho foi intenso durante todo o final de semana. Diversas festas clandestinas particulares realizadas com 25 a 30 pessoas tiveram que ser notificadas, bem como bares e postos de gasolina, e, um encontro com cerca de 70 motos, em Vila Teresa, no Distrito de Rio da Ilha. Aglomerações de famílias também foram identificadas no Parque do Trabalhador e na Avenida Faccat. “Um dos casos mais graves notificados se trata de um bar em Pega Fogo, interior, onde já notificamos diversas vezes”, relata Alessandro.

Ele salienta que outra frequente preocupação referente a aglomerações, e que vem sendo reincidente, acontece junto à quadra esportiva da EMEF 17 de Abril, no bairro Mundo Novo. “Como não há cercamento no local, por já ter sido destruído por vândalos, o espaço é alvo constante de aglomeração de famílias inteiras, principalmente de crianças que residem próximo à quadra. Alessandro observa que medidas estão sendo tomadas para evitar que as pessoas se reúnam no espaço e pede que os pais e responsáveis não permitam que as crianças brinquem na quadra. “Temos muitas denúncias de irregularidades, a maioria vinculada aos bairros Mundo Novo e Empresa. Está bem difícil de conscientizar as pessoas do perigo das aglomerações”, afirma.

Quem presenciar irregularidades e descumprimento das normas estabelecidas pode denunciar pelo whatsapp (51) 99303-8172. A Operação Bandeira Preta é uma ação conjunta entre a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Procon, Fiscalização Tributária e Diretoria de Trânsito, e, tem como finalidade notificar restaurantes, bares e locais decorrentes de denúncias da população, além de esclarecer sobre o funcionamento do comércio durante o momento de Distanciamento Controlado decretado no Estado.