Fiscalização a domicílio sobre pacientes que devem cumprir isolamento em Igrejinha

Veículo da Defesa Civil leva fiscal e técnico em enfermagem às casas dos pacientes Foto: Divulgação/PMI

Igrejinha – Diante do aumento no número de casos confirmados de coronavírus e do desrespeito ao isolamento por pacientes com suspeita da doença, a Prefeitura de Igrejinha apertou a fiscalização. A região do Paranhana é a única em bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado do Estado, mas a elevação das estatísticas preocupa as autoridades municipais.

 

Desde sexta-feira (4), um fiscal e um técnico em enfermagem estão rondando o município em um veículo da Defesa Civil e fazendo visitas domiciliares aos pacientes que consultaram na Unidade Municipal de Triagem (UTM) e tiveram orientações a ficar sem contato externo pela suspeita de Covid-19. “Tínhamos indícios de que alguns não estavam cumprindo o isolamento. Mediante isso tomamos essa atitude. O objetivo maior é a verificação do quadro clínico do paciente e o cumprimento do distanciamento”, explica a secretária de Saúde, Simone do Amaral. O desrespeito ao protocolo sanitário foi identificado pela secretaria através de relatos dos Agentes de Saúde, que em suas visitas de rotina acabavam descobrindo, pelo relato de vizinhos, que pessoas potencialmente doentes não estavam em casa. “Na UTM também ligamos para os pacientes, e alguns estavam com respostas suspeitas”, pontua Simone.

 

Irregularidades já foram identificadas

O serviço teve início na última sexta-feira e casos de descumprimento do isolamento já foram identificados logo no início da semana. “Todos os casos identificados serão encaminhados para a Brigada Militar”, diz a secretária de Saúde.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pelo município, às 11h39 de quarta-feira (9), 3.290 coletas para exames já foram realizadas. Deste número, 1.591 foram casos negativos e 1.594 foram positivos para a presença do vírus. 105 testes seguem em análise. Na terça-feira (8), foram atendidas na unidade 83 pessoas com sintomas de gripe. O recorde de atendimentos nos últimos dias foi registrado no primeiro dia de dezembro, em que 104 pessoas se dirigiram até o centro de triagem. Já estiveram em monitoramento desde o dia 30 de março, 3.189 pacientes com suspeita de infecção.

Atualmente, são 81 casos ativos na cidade. 1513 pessoas infectadas desde o início da pandemia estão curadas. Até agora, foram 32 óbitos de moradores da cidade relacionados ao coronavírus.

A orientação da Secretaria de Saúde é que, antes de se deslocar para alguma UBS ou para o hospital, o usuário faça contato através dos fones (51) 99161-8360 ou 98039-2723.