Feira Colecionarte volta ao modo presencial em Igrejinha

Foto: Reprodução

Por Weslei Fillmann

A Feira Colecionarte, evento que reúne colecionadores de diversos municípios da região e de fora do Rio Grande do Sul, ocorre nos dias 13, 14 e 15 de maio, totalmente gratuito e aberto a todos os públicos, no Parque de Eventos Almiro Grings.

 

Um dos intuitos em criar um evento de colecionismo em Igrejinha, foi dar espaço para múltiplos colecionadores no mesmo local, com coleções diferentes. De acordo com o secretário de Turismo, Juliano Muller, já existem eventos semelhantes no Brasil, mas com apenas um tipo de coleção exposta para os visitantes. Os exemplos são selos e moedas.

Essa é a diferença do Colecionarte; trazer diversos itens em um único lugar, de acordo com Juliano. Nas inscrições, se houverem dois colecionadores com a mesma coleção, há três possibilidades: mesclam as coleções, atuem em dias diferentes ou somente um participa da feira.

Em Igrejinha, foi criada a ASACHIC, Associação de Amigos da Cultura, História e Colecionismo, que está preparando o seu primeiro Colecionarte em 2022. Esse trabalho é realizado em parceria com a Prefeitura. De acordo com o presidente da associação, “Luizinho” Zimmer, havia uma associação antes, mas vários dos integrantes não estavam mais participando do Colecionarte. Então, aquela organização foi destituída e uma nova foi criada.

Altas expectativas para o retorno presencial do Colecionarte Igrejinha

No ano passado, o evento foi realizado de forma digital. De acordo com os organizadores, o engajamento do público com a transmissão motiva a retomada, gerando grandes expectativas. “Quando o link foi distribuído entre os colecionadores, ele acabou chegando em todo o Brasil. Dois dias depois, eu (Juliano) recebia elogios de um colecionador do Mato Grosso, que não conhecia o Colecionarte. Tanto que ele demonstrou interesse em participar do evento quando ele voltasse a ser presencial”. Algumas novidades estão sendo preparadas ao público para a edição de 2022.

O formulário de inscrição para os interessados em expor suas coleções pode ser acessado pelos perfis oficiais do município: Prefeitura, Fundação Cultural e Turismo.

Eventos simultâneos

No mesmo domingo do final de semana em que ocorre o Colecionarte, há a Meia Maratona de Igrejinha. Lucas Radtke, integrante da ASSICI – Associação Igrejinhense de Ciclismo, está fazendo a organização do acontecimento, que já ocorre há alguns anos no município.

A ideia é integrar os dois eventos, afirma Juliano, pois parte dos corredores vem para Igrejinha participar da Meia Maratona e acabam indo embora após a prova. Assim, há uma atração que acaba mantendo eles mais tempo no município. Até o momento, são 550 adultos e 50 crianças inscritas, para percursos de 5 e 21 quilômetros. Os estados de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Paraná vão estar representados em Igrejinha.

Uma estrutura vai ser montada no Parque de Eventos Almiro Grings, de onde será feito o auxílio aos corredores participantes.