Famílias de baixa renda terão acesso à castração de cães e gatos em Três Coroas

Em construção, Centro Municipal de Bem Estar Animal deve ficar pronto em 15 dias Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente

Três Coroas – A crescente necessidade de ter controle sobre a população de animais de rua levou a Prefeitura de Três Coroas a investir em um projeto de castração de cães e gatos. A estrutura que dará abrigo ao consultório e às salas de cirurgia está em fase final de construção e deve ser entregue nos próximos 15 dias. Em um primeiro momento, serão atendidos os pets das famílias de baixa renda com cadastro junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

“Vamos começar o trabalho pelos pontos mais críticos do município e, entre eles, está o Morro do Raul. É um lugar em que largam muitos animais”, contextualiza a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Eliane Martins dos Santos. A prioridade do serviço será castrar primeiro os machos que, via de regra, cobrem todas as fêmeas de uma rua.

 

“As pessoas adotam e não têm condições de cuidar, então, acabam deixando os animais soltos durante o dia. Fazer esse controle vai ajudar toda a nossa comunidade”, ressalta a secretária. Após o Morro do Raul, é o bairro Águas Brancas que deve ser o centro das atenções do projeto, já que o local também é cenário de muitos abandonos, conforme Eliane.

Início das cirurgias depende de liberação do certificado pelo conselho de medicina veterinária

Tal documento será liberado após vistoria de representantes do conselho, que acontece depois da conclusão das obras. A estrutura terá sala de consulta, de cirurgia, área de recuperação dos animais que passaram pelo procedimento, recepção e banheiros. A expectativa é de começar as castrações em um mês.

Não será castramóvel

Concluída a obra, todos atendimentos serão direcionados para o local, que será denominado Centro Municipal de Bem Estar Animal. A estrutura fica junto à Secretaria de Obras da cidade, no bairro Vila Nova. A ideia é entrar em contato com os moradores através dos cadastros do CRAS e dos agentes de saúde para agendar consulta dos pets, para posterior procedimento cirúrgico. A iniciativa tem apoio do Conama e do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Em Parobé

Recentemente, o município também deu início ao processo de castração cirúrgica de animais de famílias com baixa renda e de bichos de rua. Os primeiros animais a passarem pelo procedimento são da região do Loteamento Rosa. A previsão é que cerca de 50 animais sejam castrados inicialmente em toda essa região. Uma clínica privada licenciada faz o procedimento cirúrgico e a Prefeitura arca com os custos. Além da castração, são executadas ações educativas sobre a posse responsável de animais domésticos, junto às famílias atendidas pelo serviço.