Família Acolhedora Florescer está com inscrições abertas em Taquara

Equipe do Família Acolhedora psicólogas Caroline Britto, Carine Dall'Aqua e a assistente social, Bárbara Sarmento em momento de avaliação das ações. Foto: Magda Rabie

Por Prefeitura de Taquara

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania informa que está aberto o cadastramento para famílias interessadas em participar do Programa Família Acolhedora Florescer: Semeando Possibilidades. As inscrições podem ser feitas no setor da Família Acolhedora, na Rua Ernesto Alves, 2785. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Interessados podem entrar em contato também pelo telefone (51) 3541-4184.

“Estamos convidando novas famílias a se cadastrarem junto ao programa, famílias que tenham interesse em ser uma família acolhedora, a cuidar, dar amor e proteção a crianças e adolescentes que estejam passando por um momento mais delicado e que merecem uma atenção especial. Todas as famílias são acompanhadas pela nossa equipe técnica e recebem todo apoio necessário”, observa a coordenadora do Família Acolhedora, psicóloga Caroline Britto. Desde que foi lançado, em junho deste ano, quatro famílias foram capacitadas e habilitadas a acolher crianças em medida protetiva. Atualmente, estas famílias acolhem sete crianças e adolescentes.


Família Acolhedora Florescer


O Programa Família Acolhedora tem o intuito de dar abrigo provisório a crianças e adolescentes de ambos os sexos, moradores de Taquara, de zero a 17 anos, que tenham seus direitos ameaçados ou violados. A colocação da criança ou do adolescente na família integrante do programa é de competência exclusiva do Juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Taquara. O acolhido terá direito a atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social; acompanhamento psicossocial; estímulo, fortalecimento e reconstrução dos vínculos familiares rompidos; apoio, se possível, para a reestruturação familiar visando o retorno dos acolhidos e permanência com irmãos na mesma família acolhedora.