Família Acolhedora completa dois anos de atividade em Taquara

Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza; Assistente Social Barbara Sarmento; Psicóloga Caroline Britto; prefeita Sirlei Silveira (C) e famílias participantes do programa Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

O Programa Família Acolhedora Florescer completa dois anos de atuação, em Taquara, sendo um marco significativo no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Vale do Paranhana. Lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, o programa tem alcançado um expressivo índice de adesão desde sua implementação em junho de 2022.

Desde então, mais de 21 crianças e adolescentes encontraram no acolhimento familiar uma nova chance após terem seus direitos violados. Atualmente, 9 crianças estão sendo acolhidas, e os resultados são satisfatórios.

“A implementação do Programa Família Acolhedora em nossa cidade representa não apenas uma política pública, mas o fortalecimento dos laços comunitários e o compromisso com o bem-estar de nossas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

A equipe técnica tem testemunhado uma rápida e positiva evolução no desenvolvimento dessas crianças. “Elas estão começando a entender o verdadeiro significado de cuidado, proteção, amor e família, elementos cruciais para seu bem-estar integral”, salienta a coordenadora do Programa, psicóloga Caroline Britto.

Vínculo com as famílias

Um dos pontos fortes do programa é o vínculo que as famílias acolhedoras estabelecem com as crianças. “A equipe técnica não apenas acompanha de perto cada caso, mas também trabalha em conjunto com as famílias de origem e extensas, buscando fortalecer esses laços. Esse cuidado contínuo visa facilitar a reintegração familiar ou encontrar uma nova família para a criança, sempre com o objetivo de garantir um ambiente estável e amoroso”, reitera a assistente social do Programa Bárbara Sarmento.

Economia ao Município

Além dos benefícios emocionais e sociais para as crianças, o programa representa uma economia para o município. Ao optar pelo acolhimento familiar em detrimento das instituições tradicionais, Taquara não apenas reduz custos, mas também oferece um ambiente mais acolhedor e personalizado para cada criança.

A participação da sociedade é fundamental nesse processo. “São as famílias acolhedoras que, com generosidade e dedicação, se tornam verdadeiros heróis ao oferecer um lar seguro e afetuoso para aqueles que mais necessitam. Com isso, o programa não apenas transforma vidas, mas também fortalece os laços comunitários e promove uma cultura de solidariedade e cuidado mútuo”, menciona a coordenadora Caroline.

Informações: O Programa Família Acolhedora Florescer atende na Rua Ernesto Alves, nº 2785, no Bairro Jardim do Prado. O telefone para contato é: (51) 3541-4184.