Faccat formaliza parceria de fisioterapia com Apae de Taquara e Prefeitura de Rolante

Foto: Weslei Fillmann

Por Weslei Fillmann

Aumentar a capacidade de atendimentos na área da fisioterapia e possibilitar o aprendizado, na prática, dos estudantes do curso da Faccat. Esses são os dois objetivos das Faculdades Integradas de Taquara, ao formalizar uma parceria com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município e a Prefeitura de Rolante.

 

As duas parcerias foram fechadas no último dia 17, na sala da direção geral da Faccat. Participaram dos atos, o diretor-geral, Delmar Backes; a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faccat, Ana Mallmann; a diretora da APAE, Sílvia Gelinger; e o presidente da entidade, Paulo Streit.

Já pela Prefeitura de Rolante, participaram, além dos representantes da Faccat e do curso de fisioterapia, o prefeito Pedro Rippel, o secretário de Saúde, Ricardo Gonçalves; a coordenadora de estágio, Maureen Koch; o coordenador de Saúde de Rolante, Diego Valandro; e o coordenador da Estratégia de Saúde da Família, Douglas Oliveira.

Na Apae, os atendimentos vão ser realizados diretamente na instituição, por estagiários do curso da Faccat, com ajuda de profissionais especializados.

Em Rolante, basta apenas ir até a UBS Rudi Voltz, onde funciona a Secretaria de Saúde, para solicitar o atendimento de fisioterapia. A partir da avaliação de um profissional da área, o solicitante pode ser encaminhado para os serviços prestados. As sessões são realizadas nas UBSs, a domicílio ou no hospital de Rolante.

Fala secretário e diretor

Ricardo Gonçalves, secretário de saúde de Rolante. “Mas hoje, com esse pessoal que nós temos, estamos fazendo um trabalho diferenciado na cidade. As pessoas que vem aqui recebem um atendimento muito humanizado”.

Delmar Backes, diretor-geral da Faccat. “O trabalho de fisioterapia está cada vez mais em evidência. Antes era mais voltado a idosos, mas hoje pessoas de todas idades precisam do trabalho do fisioterapeuta, inclusive, tem sido essencial para quem teve covid”.

Aprimoramentos no atendimento

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Melissa Mallmann, as parcerias com a Apae e Rolante buscam aprimorar a qualidade de ensino da Faccat. “Todos sairão ganhando. Haverá acompanhamento com os professores supervisores e estaremos formando profissionais com muita qualidade”.

De acordo com o secretário de saúde, Ricardo Gonçalves, os alunos vão realizar atividades em Rolante a cada duas semanas, começando no dia sete de março, realizando estágio por até dois anos. Hoje, são atendidos 258 pacientes por semana. Além disso, são 11 pacientes novos e 98 pacientes na lista de espera. Dependendo da avaliação médica, é definido também o número de sessões de fisioterapia.

 

Novos atendimentos em Taquara

Outra parceria firmada pela Faccat, desta vez com a Prefeitura de Taquara, é destinada para atendimentos de fisioterapia para a população em geral da região. As atividades serão realizadas na Clínica de Ensino de Fisioterapia da Faccat, a Cefisio. A parceria foi assinada no último dia 25 de fevereiro.

Na avaliação da prefeita de Taquara, Sirlei da Silveira, a parceria com a Faccat é muito importante. “Só temos que agradecer. Temos uma parceria muito boa e a ideia é expandir esse apoio com a faculdade. Hoje, estou prefeita da cidade, mas sou cidadã taquarense e sempre queremos o melhor para o município e para os cidadãos”, destaca. Todos os atendimentos vão ser feitos com a supervisão de um profissional habilitado, para garantir o aprendizado dos alunos do curso.

Operação do Cefisio

Para ser atendido no Cefisio da Faccat, são necessários alguns requisitos. O primeiro é que o paciente não deve receber mais de três salários mínimos de rendimentos por mês, visando o público de baixa renda.

O interessado que deseja contar com o atendimento deve ser encaminhado pela Secretaria de Saúde de Taquara ou entrar em contato com a Faccat para solicitar uma avaliação.

No Cefisio, serão oferecidos atendimentos em Fisioterapia Traumato Ortopédica; Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória; Fisioterapia Aquática; Transtorno pós-Covid; e Controle da dor. Os atendimentos são feitos pelos acadêmicos do Estágio Supervisionado.