Extinção dos parquímetros e projeções: planos para a área azul de Taquara em 2023

São 996 vagas disponíveis no estacionamento rotativo da cidade Foto: Lilian Moraes

Com a intenção de qualificar o atendimento aos usuários do estacionamento rotativo de Taquara, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) tem promovido diversas mudanças na prestação do serviço. Uma delas, que deve ser efetivada em breve, é a extinção dos parquímetros. “Implementamos a aquisição de tickets no comércio local, tem o atendimento por WhatsApp, monitores na rua e aplicativo, tudo para auxiliar os usuários”, detalha Daniel Lauck, presidente do Consepro, que administra a zona azul.

Na cidade, o valor vigente da tarifa é o mesmo desde 2018: R$ 1,00 a cada 30 minutos e R$ 12,00 de notificação, sendo um dos mais baixos em comparação com outras cidades que também contam com serviços semelhantes.

Usuário atendido no whats

Segundo Lauck, uma parceria com o curso de Sistema de Informação da Faccat – Faculdades Integradas de Taquara, está sendo trabalhada para qualificar o atendimento via Whatsapp. “Já temos o atendimento, só que ele envolve muito o trabalho braçal, temos duas pessoas atendendo o usuário que tem dificuldade de usar o aplicativo, que não encontra o monitor na rua… Ele consegue inserir o crédito por ali também”, explica. “No entanto, queremos que ele funcione de uma forma mais automatizada e, por isso, está sendo feito esse trabalho com a Faccat. A previsão é de que no segundo semestre deste ano esteja funcionando”, conta.

Detalhes

O estacionamento iniciou com 601 vagas, com previsão de aumento para até 1200 vagas já pactuado através de um termo assinado em 2018, quando o Consepro assumiu o serviço. Atualmente, são 996 vagas, sem a intenção de ampliação.

A área azul na cidade conta com 14 monitores, um gerente, um supervisor, um atendente de WhatsApp e um auxiliar administrativo. Todos funcionários do Consepro.

Recentemente, uma parceria com comércios locais foi iniciada e está facilitando a aquisição dos tickets do estacionamento. São nove estabelecimentos auxiliando: Lapidare, Computaq, Bambu Cred, Alternativa Imóveis, Loja Arsenal, Brechó Consciente, Elétrica GF, Esquina do Pão e F. H. Comassetto.

O Consepro tem uma diretoria composta por 11 voluntários engajados no apoio à segurança pública. Os recursos que sobram de arrecadação do estacionamento são revertidos para a área, auxiliando nas mais diversas necessidades de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil e demais órgãos.