Expectativa é de crescimento na economia de Igrejinha nos próximos meses

Indústria calçadista é a maior representatividade da economia de Igrejinha (Foto: Divulgação)

Igrejinha – O município de Igrejinha tem como seu maior potencial econômico o setor calçadista. “Ele ainda é a maior representatividade da indústria como um todo em Igrejinha, representa 70% do nosso valor adicionado ao ICMS. Na indústria, o calçado tem uma importância muito grande, assim como o setor cervejeiro tem valor bastante significativo em Igrejinha também. O setor têxtil é outro setor que sentiu menos a pandemia, devido a produção não ter diminuído praticamente”, destaca o secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Joel Leandro Wilhelm, citando que já está ocorrendo, na cidade, a retomada da empregabilidade.
A pandemia, que perdura há mais de um ano, impôs muitas dificuldades aos empresários e atingiu de forma direta a economia. Na tentativa de diminuir esses efeitos negativos, a Administração tem procurado ajudar os mais diferentes setores. “Estamos procurando ajudar, através do Proden, todos os segmentos do município de Igrejinha, seja com orientações, partes documentais, desburocratizando encaminhamentos, enfim, auxiliando na parte de infraesterutura dentro do possível”, conta o secretário. O Proden é o Programa de Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, que hoje funciona como um grande atrativo de novos empreendimentos e tem sido referência na região. “Em vários nichos, há empresas que mesmo em período de crise está investindo e estamos auxiliando as mesmas, procurando alternativas para atrair empresas para o município, propondo auxílio aluguel, e também buscando visitar todos os setores da indústria”.
A expectativa é positiva para um futuro próximo. “A gente tem otimismo e acredita que com o trabalho de todos, todos os segmentos da indústria, comércio, e Poder público, todos com o mesmo objetivo, de retomar a economia o quanto antes, claro, sempre mantendo todos os cuidados na área da saúde, mas buscando o equilíbrio entre saúde e economia, estaremos recuperando todos os nossos empregos”.

Administração aposta no turismo no período de pós-pandemia

Outra aposta da Administração para diversificar e melhorar cada vez mais a economia é o turismo. “Outra área que a gente está acreditando muito ‘pós-pandemia’, é no turismo. O município está organizando e já fez obras de infraestrutura nesse sentido e também está projetando o asfaltamento em direção a Gramado, a finalização do mesmo. Ali estamos incentivando o a iniciativa privada, iniciando muitos projetos na parte hoteleira e gastronômica. Não tenho dúvidas de que na Igrejinha do futuro, o turismo terá uma participação fundamental na nossa economia e desenvolvimento, com muita geração de emprego e renda, principalmente neste trecho em direção a Gramado. Com isso, também haverá a possibilidade de maior fluxo de pessoas circulando no nosso comércio. Não tenho dúvida de que esse segmento será importante no pós-pandemia. Dará um resultado muito importante para nossa cidade”, opina o secretário Joel.
Ainda citando incentivos e como alavancar cada vez mais a economia do município, Joel relata um pouco sobre os cursos e “Estamos visitando todos os setores da indústria para buscar possibilidades e alternativas de formação de profissionais, conforme o segmento visitado. Queremos cada vez mais a possibilidade de contratação direto nas empresas. Como estamos fazendo isso? Por exemplo: Estamos vendo a demanda. Neste momento está ocorrendo curso na área da costura têxtil, focado para a empresa Crisdu. Eles nos orientam o que precisam e nós fazemos a formação, num espaço que nós montamos em uma estrutura no município. Essas pessoas aprovadas serão empregadas diretamente pela empresa Crisdu. Assim, como na sequência faremos para a Império Têxtil. Procuraremos todos os segmentos, nos colocando a disponibilidade para a formação de novos profissionais para a indústria geral de Igrejinha”. Na construção civil, em breve iniciará um curso para até 108 profissionais. “Com estes alunos, faremos uma obra: a feira do produtor. Ela será construída pelos alunos. Quem tiver aprovação, boa parte será contratada pela Construarte. Os demais ficarão num banco de espera da mesma empresa”.

Representatividade do valor adicionado ao ICMS com maior relevância

70,44%
Indústria da Transformação

10,22%
Comércio Varejista

6,83 %
Comércio atacadista

6,97%
Indústria de beneficiamento

5,01%
Serviços e outros