Estudantes da rede pública de Parobé conquistam 1º lugar em feira de ciências

Alunas tiveram encontro com prefeito Diego Picucha na última semana. Fotos: Divulgação

Parobé – Duas estudantes de apenas cinco anos de idade da Escola Jorge Fleck conquistaram o 1º lugar na edição 2020 da Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti). O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, em São Lourenço da Mata, no estado do Pernambuco. A apresentação das estudantes parobeenses aconteceu de forma virtual, visto que, em função da pandemia, a feira ocorreu de forma híbrida este ano (virtual e presencial).

 

Com o projeto “Chocolate dá em árvore?”, as alunas Eduarda Silveira Farias e Michely Rafaelly Flores Soares, sob a orientação da professora Carine Aguiar ficaram em primeiro lugar na categoria Kids e receberam credencial para a Feira Milset Brasil, que acontecerá em Fortaleza, e para a Expoceti, em Recife, ambas em 2021.

 

As estudantes do pré não são iniciantes em feiras científicas. Este foi o segundo prêmio só em 2020, sendo que também ficaram em primeiro lugar na Feira de Iniciação Científica do Pontal do Triângulo Mineiro em Minas Gerais, recebendo ainda a maior votação popular.

 

Já no ano passado, as alunas ficaram em terceiro lugar na I Feira Científica da Educação Infantil e Ensino Fundamental da FACCAT e também apresentaram o trabalho em vários eventos, incluindo outro na UERGS, em Osório.

Investimento na educação

Segundo o prefeito Diego Picucha, Parobé irá investir ainda mais na educação infantil e fundamental, em especial no estudo científico. “Apesar de 2020 ser um ano atípico em função da pandemia, estamos investindo em uma educação de qualidade e a Secretaria de Educação tem o papel fundamental ao traçar metas e objetivos para que isso seja alcançado. Parabenizo essas jovens estudantes e todos os educadores envolvidos. Sabemos que esse aprendizado não fica só na escola, eles levam para a família e para a comunidade”, diz Picucha.

Sentimento de gratidão

O diretor da escola, Gelson Xavier de Almeida, diz que o sentimento em relação à conquista é de gratidão. “Começamos a construir com os alunos o interesse pela pesquisa, então não temos palavras para isso. Elas terão isso de pesquisar enraizado durante todo o período escolar”, observa.

A professora Carine Aguiar também comemora. “Meu sonho era ser professora e fazer a diferença na vida das crianças, e hoje meu sonho é realidade! Na semana passada durante o encontro delas com o prefeito de nossa cidade, me emocionei com a fala de minhas alunas, quando uma falou que queria ser professora igual a professora Carine, e a outra investigadora como a ‘profe’!”, relata.

Destaque a nível nacional

“Em nome da Secretaria de Educação, queremos fazer a nossa homenagem e o nosso agradecimento à Escola Jorge Fleck. Esta entidade, sua equipe diretiva, professora e alunas têm sido destaque na educação a nível nacional. É uma conquista muito importante, de modo especial às alunas. A educação ganha de um modo geral por esse reconhecimento. Alunas de cinco anos sendo destaque na educação, isso prova que o trabalho com metodologias científicas rende frutos e constrói aprendizado significativo. Parabéns a todos os envolvidos. Somos gratos pela dedicação e por esta conquista para a educação de Parobé”, destaca o secretário de Educação, Glauco Tasso.