Estratégia inovadora no monitoramento do Aedes aegypti chega a Três Coroas

Foto: Reprodução/Fiocruz

Três Coroas – O município de Três Coroas irá participar de pesquisa pioneira no Estado para monitoramento do Aedes aegypti, mosquito diretamente envolvido na transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A estratégia inovadora se dará através da instalação de armadilhas Ovitrampas, que simulam o ambiente perfeito para procriação do mosquito, com objetivo de atrair as fêmeas do inseto para que coloquem os ovos, permitindo o monitoramento e posterior mapeamento das áreas com maior risco.

O programa foi desenvolvido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS, através da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde,  em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), contemplando inicialmente 23 municípios no Rio Grande do Sul, escolhidos através de critérios operacionais, ou seja, municípios com equipes em condições de desenvolver o projeto.

A utilização da nova metodologia é mais uma ferramenta que será usada pela Prefeitura do Município, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social no combate a proliferação de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

O projeto será realizado pelos agentes de combate a endemias, coordenados por Djeferson Oliveira da Silva e Marcelo Brandão Oliveira.