Está cada vez mais perto o sonho de pôr fim à poeira e ao barro em Parobé

Equipe trabalhando na colocação dos canos na rua Caibaté Fotos: Melissa Costa

Por Melissa Costa

Parobé – Depois de anos de espera, moradores estão cada vez mais perto de não precisar mais conviver com a poeira nos dias quentes e a lama naqueles períodos consecutivos de chuva. Há poucos dias, a prefeitura iniciou em duas ruas do bairro Mariana, as obras de canalização e drenagem como preparação para receberem, posteriormente, a pavimentação com pedras irregulares. As importantes obras acontecem nas ruas Caibaté e Idelfonso da Silva, que contarão com pavimentação, drenagem, passeio público e sinalização vertical.
Na rua Caibaté, será pavimentada uma área total de 1.398,07m², com extensão de 152,20m, e o valor de investimento será de R$ 134.756,29. Já a rua Idelfonso da Silva abrange área total a ser pavimentada de 1.432,27m², numa extensão de 159,00m, e com valor previsto de R$ 115.807,04. Ambas as obras serão executadas pela empresa Sadi dos Santos Pinturas ME.

 

Emenda e recurso próprio

Segundo informações da secretária de Planejamento, Josiane Cristina da Rosa, as duas obras das ruas do bairro Mariana serão custeadas com recursos de uma emenda parlamentar encaminhada pelo deputado federal José Fogaça e, em torno de 14% do valor total, serão de contrapartida dos cofres do município.

 

Saindo do papel

A equipe começou a trabalhar pela rua Caibaté. Ao mesmo tempo, os materiais já estão sendo trazidos para a rua Idelfonso da Silva. A presença dos colaboradores e materiais deixou os moradores felizes. “Vamos ter nossa rua feita”, disse a moradora Laci Bittencourt.

Melhor qualidade de vida e mobilidade urbana aos moradores do bairro

A chefe da pasta do Planejamento, Josiane Cristina da Rosa, reforça a importância das duas obras para a comunidade de Parobé. “A importância dessa pavimentação para comunidade é a melhoria da qualidade de vida e mobilidade urbana, facilitando o fluxo de veículos no bairro”, disse a secretária.

Quanto ao prazo de conclusão do contrato em sua totalidade, Josiane reforça que depende de verbas federais, o que fica difícil de colocar uma data exata para o término de todos os processos. A obra se divide em meio-fio, pavimentação, passeio público e sinalização.

Opinião de morador

Laci Bittencourt, 54 anos.
“Moro há mais de 30 anos no bairro e estamos felizes de mais que essa obra está saindo do papel; é um sonho se realizando. Assim que tudo ficar pronto, não vamos mais precisar conviver com pó ou barro. No verão, é complicado. É tão bom quando as coisas acontecem, nos dá um novo ânimo”.

 

 

Nerci de Quadros, 75 anos.
“O bairro já é um local bom de morar e, agora, com essa obra, vai ficar ainda melhor. Estamos felizes em ver que nosso bairro vai ter essas duas importantes conquistas, vai valorizar ainda mais, pois a rua de chão batido é difícil. Em dias de chuva é complicado se deslocar e no verão, a poeira é terrível”.