Especialista da Emater encerra capacitação para produtores rurais em Três Coroas

Foto: Divulgação/Simone Chalub

Três Coroas – Abordando o tema Agroindústria e seus desafios, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater do município, realizou, na quinta-feira (12), o desfecho de uma capacitação direcionada aos produtores rurais e familiares de Três Coroas. Na ocasião, o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS, Márcio Dalbem, conduziu o bate papo falando sobre o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, objetivos, serviços oferecidos pelo programa e processo de legalização das agroindústrias. A atividade aconteceu no auditório da Secretária Municipal de Educação.

A ideia principal do encontro era evidenciar os impactos e as potencialidades desse tipo de atividade como geradora de renda, um trabalho tanto para famílias rurais quanto para a região. Além disso, uma alternativa que agrega mais renda, principalmente para as pequenas propriedades rurais.

“Três Coroas é tido como potencial, principalmente pela presença das pequenas propriedades na região. A localização também é muito favorável, pois está próxima da região metropolitana e da região dos sinos. O município está em uma posição estratégica, próximo da serra, perto do litoral, desta forma, as atividades de agroindústria permitem, dentro da devida legalização, que estes mercados possam ser explorados. A grande região metropolitana é como se fosse o estômago do estado, e a região da serra é tida como uma das regiões com maior poder aquisitivo, permitindo assim que seja absorvido esse tipo de produto produzido aqui dentro de Três Coroas”, disse Dalbem.

De acordo com o secretário de Agricultura, Vilmar Port, a ideia de implementar a agroindústria familiar vem para aprimorar as vendas e oferecer produtos de qualidade ao consumidor.

“Essa capacitação foi a primeira de várias oportunidades que teremos com foco no produtor rural. Queremos agregar mais valor aos produtores e produtos da nossa região, e a implementação da agroindústria familiar certamente vai melhorar as vendas para o pequeno produtor, para que ofereça produtos de qualidade ao consumidor, tudo isso, sem a necessidade de estar escondendo mercadorias”, disse.

“Para Angélica Martin, produtora rural, a capacitação foi bem esclarecedora e muitas coisas que pareciam difíceis acabaram se tornando mais simples. “Nós gostamos muito da palestra, que foi bem esclarecedora. Queremos continuar aprimorando os conhecimentos, além disso, também queremos que nossos filhos sigam nesta atividade, que possam seguir no sítio, longe da cidade, onde a vida é bem mais difícil”, explica.

Neste projeto, a Emater de Três Coroas, representada pelo técnico João Alberto, tem contribuído significativamente no crescimento dos produtores rurais e familiares.

Texto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Três Coroas