Especial Parobé 37 anos: Escola Estadual de Ensino Médio Engenheiro Parobé faz parte da história do município

Por Gabriela Cardoso

Há oito décadas atrás, em 1939, o Grupo Escolar de Parobé era criado a partir do Decreto no 7675 de 7 de janeiro do mesmo ano. Este viria a ser uma das primeiras instituições de ensino do vilarejo de Parobé. No ano de 1953 foi construído o prédio central da escola, local onde a instituição está instalada até hoje, na rua João Correia, no 391, no centro da cidade. Alguns anos depois, quando o município já havia se emancipado de Taquara, a escola passou a se chamar Engenheiro Parobé, uma homenagem ao homem que também deu nome à cidade.

Até então, a escola atendia alunos das séries iniciais do ensino fundamental, até que em 1983 foram acrescentados o 1o e 2o graus, sendo que as séries finais ofereciam junto o Programa de Preparação para o Trabalho, muito importante para os jovens da cidade e para a economia dela. Nos anos 2000 a escola passou a ser conhecida pela dominação que usa até hoje: Escola Estadual de Ensino Médio Engenheiro Parobé. “A escola foi uma das primeiras a ser fundada em Parobé, era o Grupo Escolar que cresceu e se tornou referência em Educação no Vale do Paranhana” comenta a vice-diretora Andréa Ritter.

A equipe diretiva atualmente é composta pelo diretor Remi Luciano Brocker, as vice-diretoras Mari Seidel, Andréa Ritter e Adriane Karpinski Franciskievicz. A coordenação pedagógica, responsável por melhorar as práticas educacionais dentro da escola, é formada por Andréa e Adriane, e também Maria Izabel Dilkin, e a orientação educacional está nas mãos de Ana Maria Muller.

Hoje a instituição conta com 634 alunos, atendendo nos três turnos (manhã, tarde e noite) e possuindo 10 turmas no Ensino Fundamental e outras 15 no Ensino Médio. Milhares de alunos já passaram pelo Engenheiro, como é carinhosamente conhecido, formando pessoas que hoje são atuantes na comunidade, fazendo a diferença na cidade.

Muitos dos ex alunos hoje seguem suas carreiras profissionais, e alguns deles acabam voltando a ter contato com a instituição. “Grande parte dos docentes foi aluno da escola e retornou ao Educandário para exercer sua profissão” explica Andréa, que é ex-aluna do educandário. Completando oito décadas de história neste ano, a equipe diretiva busca, para o futuro, continuar entregando um ensino de qualidade aos Parobeenses que forem até lá buscar por educação. Uma das metas da instituição para os próximos anos é seguir se adequando às mudanças que a sociedade vem enfrentando, buscando adaptar o ensino para atender as necessidades da nova geração que está se formando.

Escola comemora oito décadas de história

Em 2019, o Engenheiro Parobé comemora 80 anos em que faz parte da vida dos alunos, professores e funcionários que já passaram pelas salas da escola. Em comemoração a data, no dia 5 de outubro, será realizado uma Janta Baile no Barracão Evangélico próximo ao educandário. Como parte das celebrações os alunos da escola fizeram um resgate histórico de fotos antigas da instituição e criaram uma página nas redes sociais para publicar essas imagens, gerando interação entre alunos e ex-alunos. “Nosso objetivo é reunir alunos e professores com suas famílias, bem como ex-alunos, ex-professores e a comunidade que sempre acreditou e confiou em nosso trabalho, para comemorarmos os 80 anos juntos, podendo rever amigos e lembrar do tempo de estudante” comenta a vice-diretora, Mari Beatriz Seidel, que também estudou na instituição.

Foto: Lilian Moraes