Especial Parobé 37 anos: A tradição calçadista da Calçados Bibi transmitida por gerações em Parobé

Por Gabriela Cardoso

Fundada em 1949 por Albino Eloy Schweizter, a Calçados Bibi é pioneira no setor calçadista na cidade de Parobé e referência no mercado de calçados infantis. Nos primeiros anos de sua história, a empresa enfrentou momentos bons e ruins, que serviram para aumentar o vínculo entre gestores e colaboradores, criando uma marca forte e unida em entregar um produto de qualidade para seus clientes. A marca, que tem seu nome em homenagem a atriz Bibi Ferreira, graças à admiração que seu fundador tinha por ela, não só sobreviveu às crises que enfrentou nas últimas sete décadas, como cresceu no mercado de exportação e de franquias.
Hoje, 26% de toda a sua produção é exportada para mais de 70 países, incluindo a China. A empresa produz em torno de 2 milhões de pares de sapatos por ano, que são vendidos para multimarcas e nas 21 lojas próprias espalhadas por todo o Brasil e fora dele. Hoje, a empresa mantém uma fábrica em Parobé (RS) e outra em Cruz das Almas (BA), contando com 1,5 mil funcionários. Em 2019, a presidência da empresa chegará até a terceira geração de gestores.


Após o fim da gestão presidencial de Albino Schweister, seu genro Marlin Kohlraush assumiu o cargoem 1989.  Foram 30 anos de presidência que se encerram nesta semana com o cargo sendo passado para sua filha, Andrea Kohlrausch. A escolha de Andrea se deu devido ao seu trabalho na ampliação da marca através das franquias, que serão extremamente importantes para a perpetuação da marca no mercado calçadista. Agora, com a nova presidente, a marca irá buscar seguir avançando e entregando o melhor calçado infantil para as crianças serem livres, da cabeça aos pés.

Fotos: Divulgação