Escolas de Taquara promovem ações de paz e de integração entre os alunos

Eventos são organizados pelas próprias escolas com seus alunos Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Nas últimas semanas, as escolas municipais de Taquara têm realizado uma série de eventos de promoção da paz entre os alunos. O objetivo é promover ações de diálogo e integração com os estudantes, com atividades culturais, de dança, e de cidadania, ampliando a prevenção de casos de violência no ambiente escolar. Estes eventos são organizados pelas próprias escolas, e contam com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Taquara.

“A ideia é ampliar uma cultura de paz dentro dos educandários, valorizando a vida e o sentido da humanidade. Isso busca reforçar a autoestima das crianças e dos jovens, levando opções de dança e música, por exemplo. Precisamos fazer um movimento contrário a qualquer tipo de agressão”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira.

As ações dentro das escolas são um complemento para os trabalhos de reforço na segurança das unidades de ensino, anunciados pela prefeita Sirlei Silveira no mês passado. “Além do apoio de diversos órgãos de segurança pública, é fundamental realizarmos este trabalho de prevenção à violência junto com os alunos, levando projetos sociais e atividades de integração com os colegas. Estamos empenhados em promover um ambiente sadio para todos os estudantes da nossa cidade”, frisa a prefeita.

Encontros de integração

Uma das ações é feita pela Escola Municipal de Ensino Fundamental João Martins Nunes, no Bairro Medianeira. A atividade Círculo de Paz consiste em reunir alunos em pequenos grupos, abrindo espaços para o diálogo e compartilhamento das experiências. “A ideia busca construir os valores humanos nos alunos e a educação emocional dos sentimentos. Iniciamos este projeto em abril, e estamos repetindo esta ação semanalmente. Nosso objetivo é tornar a nossa escola um lugar mais acolhedor para os alunos, promovendo a vivência de valores, construindo um ambiente pacífico, de confiança e seguro”, explica a professora Cristiane Wilhelms, supervisora dos anos finais da escola, e facilitadora do Círculo de Paz.

Outra unidade de ensino que também tem feito ações de paz é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, do Bairro Eldorado. Segundo a diretora da escola, Vera Pisoni, as atividades envolveram palestras, rodas de conversa e mensagens através da música e dança. “Nós estamos sempre atentos ao bem-estar dos alunos, buscando promover um ambiente de paz e de convívio saudável. É essencial seguirmos com ações neste sentido. Temos também a parceria de pessoas da comunidade, como a ONG Vida Breve e de igrejas da nossa cidade, que também estão engajadas neste mesmo propósito”, aponta.