Escolas de Riozinho trabalham hábitos saudáveis em sala de aula

Riozinho – É na escola que se aprende do que é feito o corpo humano e como ele funciona. Mas para além disso, é fundamental saber como cuidar desse corpo e da mente para se ter uma vida mais saudável, adquirindo bons hábitos desde cedo. Seguindo esse objetivo as professoras Cássia Benfica e Geisi Ferreira, da escola Padre Manoel da Nóbrega em Riozinho, desenvolveram o projeto “Saúde e Qualidade de vida”.

O trabalho foi desenvolvido com as turmas de 3º,4º e 5º ano durante todo o mês de setembro, na disciplina de Ciências. Todo o desenvolvimento: textos, cartazes, desenhos, resultou na pesquisa que foi apresentada na 1º Feira de Saúde na Escola, realizada no dia 8 de outubro. “É importante que eles conheçam maneiras para se viver melhor, como praticar exercícios físicos, alimentar-se de forma adequada, praticar valores, viver em um ambiente de paz e tranquilidade, enfim, trabalhamos sobre o tema, as crianças gostaram, participaram e acreditamos que alcançamos nosso objetivo, que é ajuda-los à crescerem de forma saudável”, comenta a professora Cássia Benfica.

1º feira de saúde na escola reúne alunos da rede

A primeira Feira de Saúde na Escola de Riozinho surgiu através do amor por saúde mental, saúde nutricional e saúde física de duas profissionais. Natália Bernard Fernandes, é a nutricionista da Secretaria de Educação, e juntamente com a psicóloga Micaeli Bielefeldt, criaram e idealizaram esse projeto. Todas as escolas do município, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, participaram apresentando seus trabalhos e, principalmente, aprendendo juntos.

O evento aconteceu no sábado (8) pela manhã na Rua Coberta. A Secretaria de Educação comemora a adesão dos alunos, que se dedicaram para realização dos trabalhos e também da comunidade que compareceu para prestigiar a mostra.

Dentro do tema central que era a Saúde, muitas pesquisas foram desenvolvidas, como a importância da higiene; conhecimentos sobre plantas medicinais; combate à proliferação da Dengue; alimentos naturais x alimentos industrializados, entre outras aborgadens.

Ampliando as técnicas

Dentro da pesquisa para o projeto “Saúde e Qualidade de Vida”, os alunos da Escola Padre Manoel da Nóbrega convidaram a enfermeira da rede de Saúde Dylene para uma palestra e também foi feita uma entrevista, com as perguntas elaboradas pelos próprios alunos. “Eles construíram as perguntas, se organizaram, estavam muito animados”, comenta a professora Cássia. Os alunos que entrevistaram a enfermeira estiveram no Jornal Repercussão no mês de agosto, como conta a professora. “Fizemos a visita à sede do Repercussão e lá eles fizeram uma oficina, viram como faz uma entrevista. Não tínhamos os equipamentos, câmera, microfone… Mas ficou bem legal! Eles gostaram”.

A entrevista serviu para esclarecer dúvidas dos alunos com relação aos cuidados básicos de saúde física e mental.

Feira de Saúde recebe elogios da comunidade

“A primeira edição da Feira, foi um sucesso! Muitos elogios, relatos de orgulho dos pais e comunidade que se fizeram presente no dia. Agradeço às diretoras das Escolas Municipais que abraçaram a ideia e levaram para seus professores e alunos, e os mesmos que fizeram com tamanha perfeição e qualidade todos os projetos. É válido enfatizar que, esse projeto tomou tamanha dimensão por conta do auxílio da administração atual, e por estarem sempre apoiando a Educação e Saúde para a comunidade Riozinhense”, comenta o secretário de Educação de Riozinho, Gilnei dos Santos.