Escola de formação completa um ano de atividades em Parobé

Uma das tividades presenciais da EFAPE em Parobé (Foto: Divulgação)

Parobé – A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE) completou um ano de ações em Parobé no último sábado (11).

Relatório divulgado pela Secretaria de Educação aponta que nos últimos 12 meses, a EFAPE soma 47 formações, com 5.713 cursistas, 43 encontros presenciais, 124 encontros on-line, 687 horas de cursos, 21 pesquisas cadastradas, 28 pesquisadores cadastrados; seis prêmios e/ou concursos educacionais e oito acordos de cooperação e/ou parcerias formativas. Além disso, foi criado o site para divulgação das ações e inscrições nas formações promovidas.

O primeiro aniversário de atividades foi marcado por uma live realizada na noite da última terça-feira (14). A escola tem como patrono o professor Antônio Edmar Teixeira de Hollanda, falecido em 24 de agosto de 2020. A viúva Cléa Koch também participou do momento comemorativo e de divulgação do balanço das atividades. A live seguiu, ainda, com a palestra “A importância da formação continuada de professores”, com a professora Natalina Triches, que possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Incentivo à formação continuada dos profissionais da Educação com ações à distância e presencial

A plataforma é um espaço de incentivo à formação continuada dos profissionais da rede de ensino e de ingressantes através de cursos que combinam o ensino a distância, por meio do sistema de webconferências, e plataformas virtuais da Google, com atividades presenciais. Por enquanto, a EFAPE tem sua referência junto à Secretaria de Educação. A secretária da pasta, Joana D’arc Wittmann, ressalta o apoio da Administração para investir na EFAPE e na formação cada vez mais qualificado de todos os professores da rede municipal. “Temos esse apoio incondicional para as atividades e aperfeiçoamento do nosso trabalho”.

“Direito dos alunos e dos professores”

A secretária de Educação destacou que o primeiro ano de trabalho da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação foi extremamente positivo. “A Administração Municipal tendo a Educação Integral como pilar inovou criando sua escola de formação, que visa apoiar nós sujeitos e suas construções”, disse a chefe da Educação.

Joana enfatiza que a “aprendizagem é um direito dos alunos e dos professores para o avanço da qualidade de vida em comunidade”. Conforme a secretária, dar um espaço e reconhecimento às práticas pedagógicas e de pesquisa na rede municipal e “dialogando com outras instituição e educadores, tem sido nosso desafio neste primeiro ano escrevendo a história da educação de Parobé. E sempre apoiados na valorização dos projetos e práticas escolares”, concluiu.