Escola de Educação Especial Lucas Sauer, em Taquara, será inaugurada na próxima semana

Foto: Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Será inaugurada em Taquara na próxima quarta-feira (23), às 17h, a Escola Municipal de Educação Especial Lucas Sauer. O novo educandário, voltado para atender pessoas com deficiência, está localizado na Rua José Avelino Osterman, 2475, Bairro Jardim do Prado, no prédio onde funcionou por mais de 30 anos a Helfen – Escola Especial Marcel Emílio Dani e Centro de Reabilitação Integrado. “Será uma inauguração aberta à comunidade, inclusive para os familiares dos alunos. Ficamos muito felizes em proporcionar para o nosso Município uma escola especial, continuando com o legado brilhante oferecido pela Helfen ao longo das últimas três décadas”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

 

O local funcionará como uma escola especial, onde há o atendimento das crianças no contexto da educação básica, com aulas no turno da tarde, e que iniciaram na segunda-feira passada (14). “Atrelado a isso, os alunos também passam a receber o acompanhamento de multiprofissionais na área da psicopedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da fisioterapia e, se necessário, da enfermagem. Esse grupo de profissionais e apoio multidisciplinar atuará tanto com os alunos da escola quanto para os que farão somente o atendimento técnico do Centro Especializado em Aprendizado e Cultura (CEAP)”, explica a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira.

São cerca de 40 alunos matriculados na unidade de ensino, que é dirigida por Isis Beatriz Fagundes da Silva, e por Silvana Teresa Krupp, que assume a direção geral da educação inclusiva. Além disso, o CEAP continuará atendendo as crianças de inclusão no turno da manhã. “Esses atendimentos serão para crianças que frequentam a rede regular de ensino de Taquara, assim como os profissionais atuantes no ensino do Município que necessitem de atendimentos da psicologia e psicopedagogia”, complementa Carla. Em 2021, o CEAP fez mais de 1.500 atendimentos.

Continuidade nos trabalhos

A secretária lembra que os trabalhos da Escola Lucas Sauer darão continuidade à forma multidisciplinar que a Helfen conduzia os atendimentos dos alunos, além da qualificação da oferta de consultas. “Contamos hoje também com uma enfermeira no quadro da instituição, assim como temos psicopedagogas e neuropsicopedagogas. Ampliamos também a carga horária dos profissionais na área da psicopedagogia”, complementa.

Além disso, Carla ressalta que, com a escola sendo do Município, será um momento de dar continuidade dos processos de inclusão. “E isso pode ocorrer inclusive na preparação e na inserção destas crianças na rede regular de ensino. E a Escola Lucas Sauer ser do Município, permite que a gente faça corretamente estes encaminhamentos”, frisa.

Jarbas Fachinetto é curador de uma das alunas da escola. Sua irmã, Jane, frequentava a antiga Helfen há muitos anos, e agora está matriculada na Lucas Sauer. Ele comenta que esta primeira semana foi de adaptação. “Tenho muito carinho pela antiga Helfen, que sempre atendeu bem a minha irmã. E agora, além do que já era oferecido, há mais disponibilidade de atendimentos médicos para ela aqui dentro da escola. Isso permite que a gente não necessite levá-la para consultas com especialistas em outros lugares. E isso é muito bom”, destaca.

Homenagem

O nome da escola foi escolhido como forma de homenagear a antiga Helfen. Lucas Sauer foi um dos primeiros alunos do educandário, há mais de 30 anos. “Esta unidade de ensino fez muito por Taquara e pela região como um todo na educação inclusiva, e agora, com a administração do Município, levaremos este legado para continuarmos com os trabalhos”, completa Carla.

Doação de brinquedos

Nesta quinta-feira (17), a Escola Lucas Sauer a doação de brinquedos arrecadados em uma campanha da Lapidare Ótica e Joalheria no último Natal. Os clientes ganharam descontos de 8% a 16% em suas compras ao levarem um brinquedo ao local. “Todos foram muito solidários e aprovaram a ideia. Alguns deles, que não sabiam da iniciativa, até deixaram dinheiro na loja para que comprássemos mais brinquedos para serem encaminhados à Escola. Sou muito grata ao empenho de todos que colaboraram com a iniciativa, e também com a loja Paper Toy, daqui de Taquara, onde compramos alguns destes brinquedos, em que eles nos ofereceram 30% de desconto para contribuir com a iniciativa”, destaca a gerente da Lapidare, Stelamaris Andrighetti Azevedo.