Entregas de UBSs em Parobé seguem em 2022 e duas novas ficam prontas no meio do ano

Por Weslei Fillmann

A atual gestão à frente da Prefeitura de Parobé segue realizando a entrega de UBSs para a população. Entre 2020 e 2021, três novos espaços foram entregues: as UBSs dos bairros Integração, Alvorada e Vila Nova. Para 2022, o bairro Jardim 3L e a localidade de Santa Cristina do Pinhal vão receber as novas Unidades de Pronto Atendimento.

De acordo com a Prefeitura de Parobé, a obra da Jardim 3L está orçada em R$ 1.042.843,45, com 635,77 m² de área construída. Até o momento, 75,31% das obras estão concluídas. São 36 espaços construídos, entre salas de atendimento, consultórios e almoxarifado. O local vai abrigar serviços de atendimento clínico, ginecológico, odontológico e pediátrico. Além disso, vai contar com assistente social, três equipes de Estratégia de Saúde Familiar e atendimento para grupos.

Já a obra de Santa Cristina do Pinhal possui 459,85m² de área construída, com investimento total de R$ 904.200,13. Atualmente, está com 90,32% das obras concluídas e deve ser entregue antes da Jardim 3L. São 28 espaços disponíveis para realização de serviços voltados à população, como aplicação de vacinas, pediatria e ginecologista em dias alternados.

 

Paralisação da gestão passada aumentou drasticamente o tempo de entrega

A secretária de Planejamento de Parobé, Josiane Cristina da Rosa, informou à reportagem que essa “é uma grande e importante obra (UBS Jardim 3L) da administração do prefeito Diego Picucha. Estaremos entregando essa obra em breve. Ela foi retomada após ficar paralisada desde 2014, quando a obra foi iniciada pelas gestões anteriores. Em 2019, o nosso governo fez a retomada, com contrato já existente. Em 2020, retomamos essa obra e esperamos que, em meados de junho ou julho, ela seja entregue à comunidade”.

 

Primeiras entregas em 9 meses

A UBS Integração, que é centro de referência em diversas especialidades e foi concluída no final de 2021, também sofreu atraso devido às paralisações da gestão anterior. Ela foi paralisada em 2018, sendo retomada em 2019 no primeiro mandato da gestão do prefeito Diego Picucha, que durou apenas nove meses antes das eleições de 2020.
Na época, Picucha assumiu a Prefeitura após a saída do ex-prefeito Irton Bertoldo Feller e da vice Marizete Garcia Pinheiro, devido a cassação dos mandatos, ocorrida em 3 de dezembro de 2019. Após assumir o Executivo, a Administração retomou as obras com o projeto já existente, terminando as atividades e entregando o novo espaço de atendimento para a população parobeense.

 

A retomada

Richard Ferreira, técnico da Secretaria de Planejamento de Parobé, comentou durante visita da reportagem à UBS Jardim 3L, que a retomada das obras anos depois de abandonadas acabou subindo os custos previstos em 2014.
Além disso, as obras que estavam mais avançadas antes de serem abandonadas sofreram mais com o tempo, pois tiveram parte da fiação furtada, o que obrigou a reinstalação de todo o sistema pelo setor de obras da Prefeitura.