Energia limpa abastecerá a Feira do Produtor Rural em Riozinho

Prédio será abastecido com energia limpa Foto: Lilian Moraes

Riozinho – Além de cultivarem produtos como hortaliças, verduras, frutas e entre outros alimentos com baixíssima utilização de fertilizantes, os agricultores de Riozinho trarão mais um benefício ao planeta. Isso, porque a Feira do Produtor, ainda neste trimestre, passará a gerar a sua própria energia elétrica. Através da instalação de placas fotovoltaicas no telhado do prédio, a Prefeitura estará reduzindo o impacto ambiental.
Basicamente, a energia que os produtores necessitam e utilizam coloca em funcionamento a câmara fria, refrigeradores e freezeres e as demais instalações elétricas do prédio. Desta forma, a prefeitura pretende criar uma estrutura que sirva de unidade demonstrativa para a população local, de maneira a incentivar o uso de energias alternativas e aumentar a viabilidade econômica da atividade dos feirantes. A expectativa da Administração é de que, com a energia solar, a conta de energia da feira seja zerada após sua instalação, com previsão de retorno do investimento em até cinco anos. “Essa medida irá beneficiar 546 crianças, que terão a qualidade de seus alimentos da merenda escolar preservada mesmo durante quedas de luz de média e longa duração, como no início de 2018”, destaca o prefeito Valério José Esquinatti.
O vice-prefeito Diogo Pretto ressalta outra ação importante do projeto. “Queremos incentivar a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis. O investimento de R$ 70 mil que estaremos fazendo via recursos da Consulta Popular será pago automaticamente pelo dinheiro economizado com o corte de custos na conta de luz”, sublinha.