Empresários podem destinar ICMS para a segurança de Riozinho e Rolante

Reunião promovida pela Acisa em Rolante Foto: Divulgação

Rolante/Riozinho – Uma mobilização busca auxiliar a segurança pública de Rolante e Riozinho. Por iniciativa da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agricultura (Acisa), foi realizada uma reunião em Rolante com a finalidade de divulgar o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) do Estado. O encontro reuniu o comandante da Brigada Militar, Marcos Paulo Zanatta, contadores e empresas que pagam guia de ICMS, além da Polícia Civil.

O Piseg é um programa que tem por objetivo possibilitar que as empresas contribuintes de ICMS façam a compensação de valores destinados a investimentos na segurança pública desde 2019. A presidente da Acisa, Cláudia Korpalski, recebeu Matheus Ávila, assessor da Secretaria Executiva do Piseg-RS, juntamente com tenente Zanatta, os quais apresentaram aos empresários locais o programa de incentivo que funciona na parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada. Isso permite o direcionamento de até 5% do saldo devido de ICMS ao Estado para serem aplicados na compra direta de equipamentos para segurança pública, como viaturas, coletes balísticos, câmeras de vídeo monitoramento, munições e radiocomunicadores.

Ao invés de pagar a guia total e deixar o estado utilizar o recurso como definir, o empresário pode optar em destinar o percentual ao Piseg da sua cidade.

AJUDA MAIS RÁPIDA

O objetivo da Acisa foi fazer a aproximação das empresas com o programa e abrir as informações. Empresas que não participaram da reunião também podem aderir ao Piseg a qualquer momento. O apoio de empresários para a consolidação do programa é de suma importância para o desenvolvimento das forças policiais e para resultados ainda mais satisfatórios no combate à criminalidade e com maior investimento na segurança.

FOCO INICIAL É VIATURA PARA A BRIGADA

O comandante da Brigada Militar de Rolante, tenente Zanatta, reforça o pedido para a mobilização dos empresários e contadores em benefício da segurança. Em um primeiro momento, o objetivo inicial com o destino de recursos é para a compra de uma nova viatura. “O primeiro destino de recurso seria para isso, pois é a necessidade mais urgente. No entanto, como já citado, o valor pode ser direcionando para tantas outras coisas, como armamento”, disse Zanatta, que também comanda a Brigada Militar de Riozinho; nos próximos dias também haverá uma reunião na cidade. “Algumas empresas souberam da mobilização em Rolante e também já demonstraram interesse. Vamos nos reunir lá (em Riozinho) para divulgar o programa e explicar todos os detalhes”, completou Zanatta.